O governador Ronaldo Caiado comemorou ontem o anúncio do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), de que o apoiará na busca pela reeleição no pleito de outubro. O presidente do União Brasil em Goiás garantiu que, depois da definição do prefeito, a “contrapartida” será a intensificação das parcerias administrativas entre o governo estadual e a prefeitura da Capital. A confirmação da aliança política foi apresentada por Rogério em entrevista ao jornal O Popular, nesta segunda-feira (21).
Caiado articulava a adesão de Rogério Cruz à base aliada ao Palácio das Esmeraldas desde o fim do ano passado e a conversa teve avanço importante quando foi iniciada a reconciliação entre o prefeito e o presidente regional do MDB, Daniel Vilela, escolhido pelo governador como pré-candidato a vice. Daniel e Rogério tiveram rompimento no início de 2020, com a debandada emedebista do Paço Municipal e, apesar da retomada, ainda não voltaram a ter relacionamento direto.
Em entrevista exclusiva à jornalista Fernanda Santos, repórter de política do Sistema Sagres, o governador respondeu efusivamente à definição de apoio do prefeito de Goiânia. “Eu quero agradecer o gesto do senhor prefeito e dizer que a contrapartida vai ser um trabalho conjunto cada vez maior”, disse. “Quero agradecer essa decisão dele e dizer que, da minha parte, ele vai contar com total parceria para que o governo possa, cada vez mais, chegar na casa de cada pessoa em Goiânia”, define o governador.

Café com política
A aliança entre Rogério e Caiado foi definida em café da manhã entre os dois na manhã desta segunda-feira (21) e, além do apoio do prefeito à reeleição do governador, foi definida a realização conjunta dos mutirões do governo estadual em Goiânia.
Parceria
“Os nossos mutirões, conforme a conversa que tivemos, serão mutirões conjuntos. Ou seja, com a estrutura de governo e mais a estrutura da prefeitura de Goiânia dando muito mais resultado para o povo”, reforça Caiado.
Sentimento
“Foi um dia especial para mim essa segunda-feira pela manhã, aonde em café da manhã, ele esteve comigo no palácio e disse que, junto a seus amigos, toda a sua base, consultando as pessoas, ele via ali, um ponto importante nessa hora, seria de marcharmos juntos. Aquilo que eu já havia solicitado a ele”, conta.

Nacional
Aliados do prefeito apontam que a decisão chega em conjunto com a direção nacional do Republicanos e o diretório do partido em Brasília. Diante disso, resta ao presidente regional do partido, João Campos: retomar pré-candidatura à reeleição como deputado federal ou trabalhar por candidatura avulsa ao Senado.
Educação
O Sintego teve audiência com o prefeito Rogério Cruz e debateu a aplicação do Piso do Magistério de 2022 e o cumprimento da data-base dos administrativos. Segunda a presidente do sindicato, Bia de Lima, a prefeitura de Goiânia prometeu pagar a data-base de 2020 e de 2021. O prefeito afirmou que o estudo do impacto financeiro será entregue até esta sexta-feira (25).

Agenda
Nova audiência entre o Sintego e o prefeito está agendada para a quinta-feira (3) da próxima semana. Na reunião, prefeito deve oficializar a proposta. Com isso, o sindicato antecipa a Assembleia Geral do dia 10 para o dia 04, às 9h, na Câmara Municipal.
Ao trabalho!
O Ministério Público de Goiás anunciou a criação nesta segunda-feira (21/02) de um grupo de trabalho para atuar em busca de trazer o “debate institucional” com a primeira reunião do colegiado sendo realizada na última quinta-feira (17/02) e acontece para “contribuir com a melhoria” do serviço.

Metas
Na reunião, foram apresentados os objetivos da atuação do grupo e os participantes buscaram inicialmente o alinhamento das estratégias de trabalho. Como exemplo do que pode ser feito na atuação integrada, a coordenadora do grupo apresentou projeto desenvolvido pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) de atuação integrada em relação ao transporte coletivo.
Preparação
Os participantes ressaltaram a importância de capacitação dos integrantes sobre o tema e de um diálogo com técnicos especialistas na área, bem como de troca de experiências com MPs de outros Estados.