Sagres em OFF
Rubens Salomão

Caiado diz que reduzir ICMS da gasolina é assessório: “principal é a vinculação em dólar”

O governador Ronaldo Caiado (DEM) passou a levar a discussão sobre a alta no preço dos combustíveis, principalmente a gasolina, à origem: a gestão da Petrobrás e o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Apesar de se apresentar como governador da base aliada ao presidente, Caiado aponta que a redução do ICMS sobre a gasolina não resolve, de forma efetiva, a sequência de elevações nos preços nas refinarias, definidos pela estatal.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Caiado retomou na última semana a promessa feita na campanha eleitoral de 2018 de reduzir a cobrança do ICMS sobre a gasolina, atualmente em 30%. O governador, no entanto, passou a encontrar dificuldades já conhecidas: os impactos na arrecadação estadual e nos repasses aos municípios. “Este assunto eu divido com todos que têm responsabilidade e que dependem dele”, afirma Caiado, retomando a busca por posição dos prefeitos, que têm direito a 25% da arrecadação com o imposto.

Leia mais: MDB avalia que pode perder prefeitos caso lance candidatura própria para o governo de Goiás

“É uma decisão que eu vou ouvir os prefeitos. Eles estão analisando as perdas e o que está bem claro hoje é que esse foco de debate deve ser levado para ser discutido o principal e não o acessório. O que é o principal? O principal é a vinculação em dólar. Nós nunca mudamos a tarifa (de ICMS), desde 2016”, aponta. Questionado pela Sagres sobre defesa por mudança na política de preços da Petrobrás, Caiado responde: “Isso aí é uma outra discussão. Realmente, eu sou governador de Goiás. Aí é a presidência da Petrobrás que está sob a gerência do presidente da República”, finaliza.

Foto: Rubens Salomão

Palanques

Emedebistas e alguns palacianos nutrem a expectativa de que o convite de Caiado para composição da chapa majoritária com o MDB possa sacramentar afastamento político definitivo do governador com o palanque bolsonarista em 2022. “Só quem acha que o governador é bolsonarista é quem não enxerga os movimentos”, afirma um emedebista.

Cenário

Avaliação é de que a base do presidente Jair Bolsonaro já não tem confiança em Caiado, tanto que considera lançar o deputado federal Vitor Hugo (PSL) ao governo. “Além disso, o DEM deve lançar de qualquer maneira o Mandetta à presidência. Isso tudo já causa um afastamento”, considera o mesmo emedebista.

Foto: Rubens Salomão

Fortes sinais

As publicações de Gustavo Mendanha com o trecho do hino nacional que indicam manutenção de projeto para candidatura em 2022 foram compartilhadas por líderes de apenas um partido político: Flávio Canedo e Magda Mofatto, casal que comanda o PL em Goiás.

Indicação

O post tem o verso: “Verás que o filho teu não foge à luta” e indica que o prefeito de Aparecida de Goiânia mantém pauta por candidatura própria do MDB, mas que, não sendo o caso, pode buscar o projeto em outra sigla, como já tem considerado publicamente.

Gustavo Mendanha testou positivo para Covid-19. Foto: Reprodução Sagres.

Sem vice

O ex-ministro Henrique Meirelles (PSD) negou a possibilidade de ser candidato a vice na chapa encabeçada pelo ex-presidente Lula. “eu não recebi um convite formal. Portanto da minha perspectiva essa situação não existe, eu não trabalho por hipóteses. Não tive nenhuma conversa com o Lula”, define, em entrevista ao jornal Valor Econômico.

Por aqui

“O que eu pretendo fazer é considerar a possível candidatura ao Senado por Goiás Eu vou tomar a decisão sobre isso no devido momento. Há um convite e eu acho que o país está vivendo um momento em que o Legislativo está cada vez mais ocupando o seu lugar dentro do processo decisório nacional”, reforça Meirelles.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.