Sagres em OFF
Rubens Salomão

Caiado evita desgastes em eleição da Mesa Diretora da Câmara

Nos últimos dias, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) recebeu os dois candidatos à presidência da Câmara dos Deputados. Primeiro foi Arthur Lira (PP-AL), depois foi Baleia Rossi (MDB-SP). O DEM partido de Caiado definiu posição por apoiar a candidatura de Rossi, já que Lira é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Numa “sinuca de bico”, ou seja, sem saída, o governador evita desgastes e prefere se manter neutro na questão.

Caiado é aliado de Bolsonaro e também das lideranças nacionais do Democratas, como o presidente da Câmara Rodrigo Maia e o presidente do partido, ACM Neto.

“Neste momento não participo dessa decisão. Enquanto governador do Estado recebi tanto o candidato Arthur Lira, como recebi o deputado Baleia Rossi. Caberá a bancada de 17 deputados decidirem qual é o melhor lá dentro da situação na Câmara dos Deputados. Este assunto jamais será puxado na discussão de Estado e sim no Congresso Nacional”, destacou o governador à coluna.

Possibilidades

Técnicos do Estado e da Prefeitura de Goiânia vão se reunir a partir de segunda-feira (25), para discutir o Plano Emergencial para o Transporte Coletivo. As tratativas são resultado da conversa entre o governador Ronaldo Caiado e o prefeito Rogério Cruz. Entre as propostas a serem analisadas está a criação de um Fundo para a Região Metropolitana. Goiânia defende a cobrança da passagem por distância percorrida, colocando fim a tarifação única. Prefeitos das cidades vizinhas estão com pé atrás, aguardando formalização de proposta.

Caravana

Por falar na reunião de Caiado com Rogério Cruz, os membros da gestão municipal chegaram em caravana. Cruz estava acompanhado de vários secretários da prefeitura. Boa parte dos membros da comitiva vieram dentro de uma van, outros chegaram em carros. Alguns secretários estaduais também participaram ao lado do governador da reunião.

Sem política

Rogério Cruz disse que assuntos políticos não foram tratados no encontro, assim como outras parcerias administrativas. Secretários do Estado e da Prefeitura viram com bons olhos uma aproximação entre as partes. O Republicanos, partido de Cruz é cotado para assumir pasta no governo estadual. A conferir.

Sem consenso

Ainda não há consenso entre membros da base governista na Assembleia sobre a inclusão de pagamentos de multas ambientais no Facilita Goiás, programa que visa a facilitação de pagamentos de tributos. O projeto que está na Alego prevê a concessão de multas e juros no IPVA e no ITCD. Na próxima segunda-feira, outro tema polêmico a ser debatido é o orçamento do Estado, que teve como discussão mais acalorada a receita da UEG para 2021.

Oeste goiano

O senador Vanderlan Cardoso (PSD) esteve reunido com prefeitos e lideranças da região oeste de Goiás nos municípios de Ivolândia e Doverlândia, nesta sexta (22).  O objetivo é impulsionar a produção local de peixe, mel, leite, frutas e outros produtos típicos da região, por meio de Arranjos Produtivos Locais desenvolvidos pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do Parnaíba e São Francisco (Codevasf). A coordenadora da bancada goiana na Câmara, deputada Flávia Morais (PDT) e os deputados estaduais, Thiago Albernaz (SD) e Cairo Salim(PROS), também marcaram presença.

De volta

Durante as férias de Rubens Salomão, coluna Sagres em OFF foi assinada por mim Samuel Straioto. Na próxima edição, o titular, “camisa 9” deste espaço estará de volta. Nos encontramos no meu blog aqui no Sagres Online.

Mais lidas:

Leia também: