Foto: Rafael Bessa/Rádio Sagres

O governador Ronaldo Caiado realizou nesta segunda-feira (16) o lançamento do programa “Reforma Goiás”, que distribuirá verba de R$ 5 mil a R$ 33 mil para escolas estaduais organizarem obras de manutenção da estrutura de ensino. Os repasses serão feitos por meio dos Conselhos Escolares e cada unidade receberá a verba de acordo com o número de alunos atendidos.

Os valores recebidos pelas instituições poderão ser utilizados em serviços como pintura do prédio, limpeza de terreno, troca de portas, janelas e fechaduras, substituição de telhados, manutenção de instalações hidráulicas e elétricas, limpeza da caixa d’água, e outros serviços de manutenção da estrutura do prédio.

Na coletiva, acompanhada pelo repórter da Sagres 730, Rafael Bessa, o governador defendeu que a ação é uma forma de ganhar o respeito dos alunos. “Se não existir o capricho em manter aquela escola limpa, asseada, pintada, isso dá um mau exemplo ao aluno, ele não terá amor pela escola. Por isso, em primeiro lugar, precisamos desses valores”, defende.

A verba do programa Reforma Goiás deve ser destinada a manutenção, mas em alguns casos o governador ressalta que serão feitas obras de construção. “Nós recebemos esqueletos de mais de quarenta escolas no estado de Goiás, que foram iniciadas e nunca terminadas. Nós temos um compromisso com nossa secretária, que não teremos o quarto turno no entorno de Brasília, que é um desafio. Essa é a única região do Estado onde nós não temos estruturas para atendermos as crianças. Então, essas são obras que teremos que construir”.

Ronaldo Caiado falou também sobro os incentivos criados para os alunos em 2020. “O 1º lugar em matemática e português de cada sala de aula de cada escola, no final do ano vai ganhar uma bicicleta. E nada estimula mais as crianças do que a disputa para saber qual a melhor banda, por isso vamos dar a algumas escolas os instrumentos necessários para que eles possam desenvolver a sua capacidade. Além disso, até fevereiro apresentaremos o uniforme escolar regular e o de educação física. As escolas receberão também computadores para que o laboratório esteja cada vez mais bem aparelhado. Tudo isso é estimulando”, descreve.

O governador revelou ainda, que a Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomercio-GO) disponibilizará de uma viagem de férias para Caldas Novas aos alunos destaque de 2020.

*Com reportagem de Rafael Bessa