O governador Ronaldo Caiado exonerou no suplemento do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (09) o presidente da Agência Brasil Central (ABC), José Roberto Borges da Rocha Leão. Para sua vaga o governador nomeou Sofia Bezerra Coelho da Rocha Lima, mulher do chefe geral da Governadoria (CGG), Adriano da Rocha Lima.
Adriano Rocha Lima era secretário de Desenvolvimento Econômico e de Inovação (Sedi), mas foi remanejado também ontem para a CGG. O governo não informou os motivos da substituição do comando da ABC. Sofia será a terceira presidente da agência no governo de Ronaldo Caiado. O jornalista Vassil Oliveira foi o primeiro presidente e deixou o cargo em meados do ano passado para ser secretário de Comunicação da prefeitura de Goiânia.
Leão assumiu em agosto do ano passado o comando da agência, responsável pela TV Brasil Central, Rádio Brasil Central, RBC FM, pela publicação do DOE, e ainda presta serviços ao governo com a sonorização de todos os seus eventos. Pernambucano, Leão tem larga experiência em gestão de órgãos públicos e veio para Goiás, por intermédio de Fábio Cammarota, que era o chefe geral da Governadoria, mas também foi exonerado nesta segunda-feira.
Segurança Pública
O suplemento do DOE publicou ontem ainda decreto designando o superintendente de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Alexandre Pinto Lourenço, para exercer as atribuições de secretário em substituição ao titular, Rodney Miranda.
O secretário tinha dito ontem que ficará 15 dias de férias até que se investiguem as denúncias de Jorge Caiado, primo do governador, que o acusou de grampear seu telefone. O decreto, no entanto, não confirma as férias nem estabelece prazo para sua substituição.