(Foto: Reprodução)

Os serviços de saúde no Cais do Jardim Guanabara III, serão totalmente suspensos a partir desta segunda-feira (27), para reforma e ampliação da unidade, que será transformada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Durante as obras, que devem durar cerca de 180 dias, os 226 funcionários que prestam atendimento no local serão realocados temporariamente para outras unidades, como Cais Vila Nova, Cais Amendoeiras, CIAMS do Urias Magalhães, UPA Novo Mundo, Cais Bairro Goiá, entre outros.

A população também será redirecionada, recebendo atendimento de urgência e emergência no Cais Vila Nova, Cais Amendoeiras e CIAMS do Urias Magalhães, enquanto o serviço ambulatorial e o atendimento das equipes Saúde da Família ocorrerão na rede de atenção à saúde do Município.

O Cais Guanabara está situado na região Norte e atende, em média, cerca de 5,5 mil pessoas por mês, entre urgência, ambulatório e saúde da família. A unidade oferece as especialidades de psicologia, odontologia, pediatria e assistência social. Além disso, três equipes do Programa Saúde da Família, com médico, enfermeiro, odontólogo e cinco agentes comunitários, cada uma.

A obra será executada com recursos do tesouro municipal, no valor de R$ 2,18 milhões. Ao final, a área construída do Cais terá acréscimo de quase 600 m², passando dos atuais 1.700 m² para 2.280 m². Serão construídos uma sala de urgência, enfermaria pediátrica, banheiros nas salas de observação e sala de repouso para funcionários. Além disso, a recepção será ampliada.