A Prefeitura de Caldas Novas prorrogou, nesta terça-feira (16), as determinações impostas pelo Decreto Municipal nº. 616/2021, até o próximo domingo (21) e anunciou que está preparando um projeto com novas medidas para a retomada da economia no municípios. Com isso, continuam em vigor, por apenas seis dias, medidas como, a apresentação da comprovação de hospedagem nas barreiras sanitárias do município e teste negativo de Covid para hospedagem, além de outras que constam no decreto anterior.

Citando o último mapa de risco da Secretaria Estadual de Goiás, que considera a Região da Estrada de Ferro, a qual Caldas Novas pertence, como calamidade, a prorrogação tem o objetivo de diminuir o surgimento de novos casos de Covid-19, assim como de demandas por vagas de UTIs, que segundo boletim, divulgado nesta segunda-feira, encontra-se com capacidade total de ocupação de 89% na rede pública e 62% na privada.

O prefeito Kleber Marra, que retomou ao cargo após 15 dias afastado para tratamento da Covid-19, informa que está sendo construído um projeto junto aos setores econômicos e sanitários do município. O objetivo é incentivar a retomada das atividades comerciais e turísticas, além de promover a discussão de medidas que possam ser tomadas em conjunto, no combate ao coronavírus.

Kleber Marra reforça ainda que já iniciou um diálogo com diversas categorias do município para encontrar o ponto de equilíbrio entre as medidas de combate ao vírus e a preservação das atividades econômicas em Caldas Novas, principal cidade turística de Goiás.

Decreto Estadual

Com a decisão de manter o decreto municipal, pelo menos até domingo, a prefeitura de Caldas Novas opta por não aderir às medidas sugeridas pelo Governo Estadual, que anunciou ontem um revezamento de atividades a cada 14 dias. O secretário da Casa Civil, Alan Tavares, afirmou que os municípios em situação de calamidade não podem flexibilizar as medidas. Aqueles em situação crítica ou de alerta podem flexibilizar, mas dentro de critérios estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO).