Sagres em OFF
Rubens Salomão

Câmara Municipal aprova e publica Lei que obriga prestação de contas sobre emendas

O presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota), publicou a emenda à Lei Orgânica do Município que obriga a prefeitura a produzir bimestralmente um relatório detalhado sobre o cumprimento e execução das emendas impositivas. O texto, que foi aprovado em definitivo pela Casa no início do mês, não depende da sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

A proposta tem autoria de Anderson Sales Bokão (sem partido) e reforça a relação cada vez mais distante entre o Legislativo e o Paço Municipal. Nesta semana, o secretário de Governo, Jovair Arantes (Republicanos), realizou reunião com os parlamentares para estreitar relações e garantiu o pagamento das emendas ainda em fevereiro. O autor do projeto afirma que o objetivo é garantir mais autonomia à Casa e reforça que a obrigação não tem sido cumprida pelo paço.

“Apesar do caráter impositivo, as emendas individuais não são efetivamente cumpridas, o que gera desgaste com a comunidade que vê a expectativa de usufruir de direito ou bem público frustrada. Além disso, também ressaltei a falta de respostas concretas quanto ao pagamento das emendas. Até o momento, nem as de 2021, nem as de 2022 foram pagas pelo executivo. Sigo trabalhando por uma política de resultados para nossa população”, diz na justificativa.

Foto: Líder do prefeito, Anselmo Pereira, e o presidente da Casa, Romário Policarpo. (Crédito: Fabiano dos Santos Araujo/Câmara)

Prazo

Com a publicação da mudança na Lei Orgânica, a prefeitura passa a ter de produzir, a cada dois meses, relatório que detalhe o cumprimento das emendas impositivas. O documento deverá apresentar, por exemplo, a data de início da efetivação da emenda individual e, em caso de destinação para obras, deverá incluir cronograma de execução.

Auxílio

Na reunião nesta semana, Jovair Arantes destacou que a Secretaria de Finanças e a Controladoria Geral do Município farão trabalho junto aos vereadores para garantir orientações técnicas e resposta a eventuais dúvidas sobre a execução das emendas.

Reforço

Enquanto continua a tensão na relação com a Câmara, o prefeito Rogério Cruz mantém trabalho de articulação política em busca de respaldo para eventual projeto de reeleição. Nesta semana, garantiu o espelhamento de aliança nacional, com o anúncio de apoio do PP, de Alexandre Baldy.

Juntos!

“Estaremos com o prefeito Rogério Cruz para a reeleição”, disse Baldy. “Costuramos essa aliança na Câmara dos Deputados para eleger Marcos (Pereira, presidente nacional do Republicanos) primeiro vice-presidente e replicamos em Goiás”, conta o ex-deputado.

Descumprimento

O Tribunal de Conta dos Municípios (TCM) acionou a prefeitura de Goiânia pelo não cumprimento da lei de cotas no último concurso. A Lei prevê 20% das vagas para cotas sociais e raciais e outros 5% para pessoas com deficiência, restando 75% para a ampla concorrência. O Paço prometeu corrigir o edital de convocação dos aprovados para cumprir a legislação.

Detalhes

Relatório do conselheiro Daniel Goulart aponta que, entre os aprovados nomeados dentro das cotas, há indivíduos com colocação suficiente para serem enquadrados como candidatos de ampla concorrência. Para cumprir a legislação municipal, esses candidatos deveriam estar listadas na ampla concorrência, abrindo vagas para cotistas aprovados em colocações fora do ponto de corte da lista.

Valor mantido!

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) confirmou nesta sexta-feira (10) o plano de manter o congelamento da tarifa do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia pelos próximos quatro anos.

Subsídio

“Dentro daquilo que for a capacidade do estado e das Prefeituras essa é nossa pretensão”, respondeu Caiado, ao ser questionado sobre o assunto pelo Diário de Goiás, durante a apresentação dos vinte novos ônibus que se somam à frota do transporte na Região.

Divisão

Na prática, a tarifa será reajustada anualmente, mas os custos serão divididos entre as prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo, além do próprio governo estadual. O usuário deve continuar pagando até R$ 4,30.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.