Câmara Municipal e suas sedes ao longo de oito décadas

A Câmara Municipal de Goiânia fica situada na região do antigo polo ferroviário da cidade, mas nem sempre esteve ali. O legislativo goianiense já passou por vários locais até o final da década de 1990. A Câmara é um espaço de representação popular, fiscalização do Poder Executivo e construção de políticas públicas. 

Ao longo de oito décadas, os debates de Goiânia passaram pela Câmara, alguns mais polêmicos como reformas administrativas no período da ditadura militar, desafetação de áreas públicas, criação e atualização de planos diretores, votação do IPTU, impeachment contra prefeitos, entre outros.

A política goianiense já teve diversas sedes. A primeira foi provisória e improvisada, junto à Prefeitura, na Avenida Araguaia com a Anhanguera. Às 13h do dia vinte de novembro de 1935, o prédio foi aberto à população em sua primeira estrutura.

Em 9 de dezembro de 1947, a Câmara funcionou na Avenida Goiás, no prédio do jornal O Popular, também na mesma avenida no prédio do antigo Cine Frida.

Anos depois, a Câmara foi para a avenida Anhanguera, esquina com a Rua 6, no Edifício Inhumas. Na sequência, passou pelo Palácio da Pecuária, na Avenida Goiás, e o penúltimo lugar foi no 9° andar do Edifício Parthenon Center, na Rua 4.

Câmara Municipal
(Foto: Rubens Salomão)

Local atual

Finalmente, desde 1998, ao lado da Praça do Trabalhador, a Câmara Municipal tem uma sede própria, onde está até hoje. O local era uma passagem da antiga ferrovia e após a desativação do polo ferroviário de Goiânia, houve a construção do prédio do legislativo. A Câmara ainda tem uma área no Parque Lozandes, doada pela prefeitura. 

Ilustres 

Passaram pela Câmara de Goiânia, diferentes figuras ao longo de oito décadas, entre as mais conhecidas da cidade os ex-prefeitos Iris Rezende Machado, Nion Albernaz e Pedro Wilson. Há ainda figuras que tiveram relevância histórica e que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, como: Zeuxis Gomes de Morais, João Natal, Boaventura Moreira de Andrade, Pedro Xavier Teixeira, Ana Pereira Braga, Trajano Guimarães, entre outros.

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

(Foto: Rubens Salomão)

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia mais:

Mais lidas:

Leia também: