Foto: Divulgação

Imagine saber sua frequência cardíaca a partir de imagens captadas por uma webcam? A proposta, que parece vinda de um filme de ficção científica, é, na verdade, uma pesquisa em desenvolvimento há dois anos na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sob a coordenação dos professores Talles Barbosa e Priscila Valverde.

A pesquisa já foi apresentada em grandes eventos como a Campus Party e também no congresso do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, onde despertou o interesse de investidores. Segundo Talles Barbosa, em entrevista no programa Manhã Sagres, uma câmera de baixo custo consegue fazer o trabalho de medição dos batimentos do coração sem a necessidade de contato direto com o paciente, feito atualmente com eletrodos espalhados pelo corpo. 

Confira a entrevista na íntegra

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/417157911&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>

{/source}

frequenciaa