A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Arquidiocese de Goiânia realizaram nesta quarta-feira a abertura oficial da Campanha da Fraternidade de 2013. Tradicionalmente lançada no início da quaresma, neste ano a campanha comemora seu júbilo de ouro e traz o seguinte tema: Fraternidade e Juventude, com o lema “Eis-me aqui. Envia-me!”.

Segundo o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, a temática escolhida faz parte de um projeto de renovação da igreja católica, que visa despertar o espírito cristão nos jovens.

“A Igreja não pode ser a Igreja dos anciãos. A Igreja é das crianças, dos jovens e dos adultos. A Igreja é uma grande família. Aliás, o próprio Jesus Cristo foi jovem e morreu como jovem, aos 33 anos. O evangelho é uma palavra que forma e que encanta a juventude quando ela se aproxima de Jesus”.

Além disso, no ano em que completa 50 anos, a campanha também definiu sua temática tendo em vista a preparação para a Jornada Mundial da Juventude. Em 2013, o evento será realizado no Brasil no mês de julho. Estima-se a presença de mais de um milhão e meio de jovens no Rio de Janeiro, cidade que será sede da jornada.

Também nesta quarta, em seu primeiro discurso público desde que anunciou a renúncia, o Papa Bento XVI enviou mensagem aos fiéis brasileiros. Bento XVI destacou o lançamento da Campanha da Fraternidade e incentivou a participação dos jovens na Igreja Católica.

Antes da renúncia ao papado, Bento XVI havia confirmado presença na Jornada Mundial da Juventude. Com sua iminente saída, fica a expectativa de que o próximo Papa esteja presente no evento no Rio de Janeiro.