Em 2012, pela terceira vez em sua história, o Goiás sobe da Série B para a Série A. Anteriormente, o time esmeraldino havia conseguido o acesso em 1994 e 1999. A campanha desta temporada é a melhor, em percentuais, entre as três.

Em 1994, o Goiás realizou 20 jogos na Série B. Os alviverdes venceram 11, empataram cinco e sofreram quatro derrotas. O periquito foi vice-campeão, perdendo a decisão para o Juventude, de Caxias do Sul (RS). O aproveitamento da equipe dirigida por Walter Nascimento foi de 63,33%.

Em 1999, o Goiás conquistou o título da Série B, com 15 vitórias, oito empates e sete derrotas, em 30 jogos. O percentual de aproveitamento foi de 58,88%.
Em 2012, o Verdão fez até o momento 37 jogos na Série B, com 22 vitórias, nove empates e seis derrotas. Resta apenas um confronto para encerrar a participação alviverde na competição. O time esmeraldino somou 75 pontos, com 67,6% de aproveitamento. Se for derrotado pelo Joinville, o percentual cai para 65,78%. Se empatar, o número fica em 66,66%. Caso vença, o número sobe para 68,42%. Independente do resultado, esta é a melhor campanha do Goiás em um Campeonato Brasileiro.

A campanha será a melhor de toda a história do Goiás em competições nacionais, caso o time esmeraldino vença o Joinville. Em caso de empate, o percentual será igual ao da Copa do Brasil de 1989, quando o Verdão obteve 66,66% de aproveitamento. A equipe da Serrinha terminou o torneio na terceira colocação, sendo eliminado pelo Sport na semifinal.