Campeão goiano como técnico do Goiás Esporte Clube em 2017 sobre o Vila Nova, Sílvio Criciúma vai comandar o Goianésia no Campeonato Goiano 2023. O treinador de 51 anos estava no Salgueiro, do Pernambuco, e já comanda a pré-temporada do Azulão do Vale desde o último dia 5 para o primeiro jogo do Estadual no dia 11 de janeiro contra o CRAC em casa.

Leia também: Devidamente “licenciado”, Augusto César assume o Morrinhos para o Goianão

Com outros clubes do futebol goiano como técnico: Aparecidense, Anapolina, Grêmio Anápolis e Trindade, Silvio não nega que as raízes com o estado de Goiás sempre pesam pra ouvir uma proposta, afinal foi um dos ídolos do Verdão na década de 1990, quando atuava como zagueiro.

“Tive a felicidade de jogar em duas equipes por um longo tempo e justamente em grandes momentos. No Criciúma entre 90 e 95, no melhor time da história deles, e no Goiás de 96 até 2001, quando vencemos o penta, o primeiro título nacional, participações importantes na Copa do Brasil, então por causa das raízes, os convites sempre aparecem”.

Goianésia

Finalista do Goianão 2020, quando perdeu nos pênaltis para o Atlético no Antônio Accioly, o Goianésia tem um calendário “vazio” em 2023, afinal só tem o Estadual pela frente. Para Sílvio Criciúma, um ponto que aumenta a pressão sobre o trabalho.

“Estar sem calendário nacional é muito frustrante pra um clube como o Goianésia. A conquista de uma vaga para a Série D, como chegar em uma Copa do Brasil em 2024, está sendo tratado com muita atenção”, destacou Sílvio, que se permite sonhar…

“Vim para o Goianésia com o objetivo de ser campeão. No futebol, isso acontece, a Copa está mostrando isso, que times menores podem surpreender e que podemos sonhar tranquilamente”, completou.

Favoritos

Embora sonhe com um título inédito pelo Goianésia, Sílvio Criciúma não se esquiva quando o assunto são os favoritos ao título. Como disse na entrevista, a competição tem uma “subdivisão”.

“Tem uma subdivisão natural, com Goiás, Vila Nova e Atlético em uma prateleira acima; A Aparecidense por merecimento e a Série em que se encontra, também está próxima dos três, enquanto os outros oito que restam fazem um campeonato separado, pela disputa pra Série D e Copa do Brasil. Acredito mais uma vez que será um Campeonato muito disputado”.

Gratidão ao Goiás

Entre idas e vindas da carreira de um técnico de futebol, claro que Sílvio Criciúma, pela identidade que tem com o Goiás, espera voltar um dia. O treinador revelou que sempre conversa com pessoas do clube, mas fez questão de ressaltar o convite do Goianésia.

“Tenho desejo, sim. Trabalho sempre por um local melhor, um salário melhor, condições e hoje quem me oferece essas condições é o Goianésia”, finalizou Sílvio.