Os quatro candidatos a prefeito de Trindade, município da região metropolitana de Goiânia, apresentaram propostas com objetivo de melhorar a  educação na cidade. Confira a seguir.

Alexandre César (PSD)

Enviar projeto de lei à Câmara Municipal para distribuir os recursos do FUNDEB, em percentuais iguais direcionados ao ensino, pesquisa, capacitação continuada, valorização salarial e infraestrutura, para que de fato o aumento dos recursos a serem destinados aos municípios com aprovação da PEC 026/20, de fato melhore a educação no Brasil e de maneira especial em Trindade.

Trabalhar de forma integrada as ações inerentes ao ensino básico, primar pelo método de aprendizagem lúdico, combinando teoria e prática, com o intuito de fortalecer o conhecimento e não a memorização; Incentivar o sistema de competição entre as escolas municipais com o objetivo de melhorar o processo de aprendizagem, com premiação para professores e alunos.

Dr. Antonio (DEM)

Revisão do Plano de Cargos, carreiras e remuneração dos servidores da Secretária
Municipal de Educação; Revisão da Lei de Gestão Escolar das escolas municipais; Reestruturar a Secretaria Municipal de Educação para garantir o acompanhamento
pedagógico eficaz; Criar mecanismos de descentralização para o desenvolvimento das escolas municipais, Garantindo a autonomia pedagógica, administrativa e financeira das escolas, com distribuição de recursos financeiros para os conselhos escolares;

Garantia de transporte digno, eficiente e seguro aos estudantes que se deslocam, de
um bairro para outro, bem como a zona rural;  Promoção de melhoria na estrutura física e dos equipamentos das escolas, retomada imediata e termino das construções dos CMEI’s considerando o programa “Destrava Brasil”.

George Morais (PDT)

Implantar o Programa Semear Consciência, manter em boas condições a frota do transporte escolar e planejar a sua renovação e aquisição de vans, viabilizar a criação de escolas municipais em tempo integral, ampliar parcerias governamentais para aumentar número de vagas em Centros Municipais Infantis;

Buscar qualidade no ensino com auxílio de uma boa infraestrutura das unidades
escolares. Reforma completa dos prédios, com troca de imóveis, salas climatizadas,
bibliotecas e áreas esportivas. Adquirir matérias pedagógicos, oferecer merendas
nutritivas e investir em tecnologia da informação.

Marden Júnior (PATRIOTA)

Concluir as reformas e ampliações das escolas com climatização das salas de aulas, Captar recursos junto ao governo Federal para construção do CMEI’s e Escolas; Implantar bibliotecas escolares; Ampliar e revitalizar as salas de informática; Implantar programa de construção de quadras cobertas nas escolas de forma a garantir que 100% das unidades escolares sejam contempladas;

Ampliar em 60% o número de vagas de ensino infantil para crianças de zero a três anos por meio da construção de escolas e ampliação das existentes;  Ampliar as ações voltadas à erradicação do analfabetismo de jovens e adultos e à inclusão da educação profissional; Promover o ensino de forma transversal, valorizando a educação ambiental e o turismo sustentável nas escolas;

Acompanhamento médico, odontológico, psicopedagógico, realização de exames oftalmológicos e doação de óculos para todos os alunos da rede municipal de ensino. Além disso, construir mais CMEIS e escolas de ensino fundamental, em 4 anos não teremos nenhuma criança fora da escola.

*Atualizada às 18h22 do dia 13 de outubro de 2020 para acréscimo de informações do candidato Marden Júnior

Talita dos Santos é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o IPHAC e a Fasam Sul-Americana sob supervisão do jornalista Johann Germano