Sagres em OFF
Rubens Salomão

Cármen Lúcia assume TSE com meta de combater a desinformação nas eleições

A nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou em seu discurso de posse nesta segunda-feira (03) que a “mentira espalhada pelo poderoso ecossistema das plataformas”. Com a meta de combater a desinformação,ela caracterizou os sistemas digitais como um “desaforo tirânico contra a integridade da democracia”. A presidente do TSE abordou as eleições municipais deste ano e fez críticas à propagação de informações falsas, principalmente nas redes sociais.

“A mentira é um insulto à dignidade do ser humano, um obstáculo para o exercício pleno das liberdades. Um dos desafios contemporâneos, e que ocupa parte da ação da Justiça Eleitoral para que não prospere a mentira espalhada pelo poderoso ecossistema digital das plataformas. É um desaforo tirânico contra a integridade das democracias”, afirmou.

Segundo a nova presidente do TSE, a mentira das plataformas é um instrumento de “covardes e egoístas” e reafirmou as medidas já elaboradas pela Corte para combater a desinformação. “O que não se pode é aceitar o uso, o mau uso, o abuso das máquinas falseadoras que nos tornam cativos do medo com suas mensagens falsas, porque se não rompermos o cativeiro digital, chegará o dia em que as próprias mentiras nos matarão”, declarou.

combater a desinformação cármen lúcia assume tse
Foto: Cerimônia de posse da ministra Cármen Lúcia como presidente do TSE. (Crédito: Luiz Roberto/Secom/TSE)

Combater a desinformação

Depois de elogiar seu antecessor, Moraes, pela conduta ao longo da última eleição, a ministra reiterou seu compromisso com o pleito deste ano. “Eleições com tranquilidade, segurança e integridade ocorrerão neste ano como em anos passados. A mentira continuará a ser duramente combatida. O ilícito será investigado e, se provado, será punido na forma da legislação regente. O medo não tem assento em alguma casa de Justiça”, disse.

Elogios

Cármen Lúcia substitui o ministro Alexandre de Moraes na presidência da Corte Eleitoral. Na solenidade, o agora ex-presidente do TSE também discursou e teceu elogios à sucessora. “Magistrada exemplar que honra o Poder Judiciário”, afirmou. Moraes também reformou a necessidade de continuar o trabalho para combater a desinformação.

Representatividade

Moraes também voltou a citar a importância da ministra para a participação das mulheres da política e na luta contra a fraude à cota de gênero e disse que a ministra garantirá eleições “livres, seguras e transparentes” em 2024. Em 2012, Cármen Lúcia foi a primeira mulher a assumir a presidência do TSE.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais lidas:

Leia também: