A Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT), por meio do Departamento de Educação para o Trânsito, prossegue nestes dias de Carnaval com sua campanha de alerta e conscientização pela segurança no trânsito de Goiânia.

O objetivo da campanha é conscientizar os cidadãos em locomoção, incluindo motoristas e pedestres, para os riscos de acidentes decorrentes de posturas inadequadas (para não dizer absurdas)  nestes dias de folia.

Atitudes fatais
Dentre as atitudes consideradas mais perigosas e fatais, está o consumo de álcool antes de dirigir. Para tentar diminuir os números de acidentes e vítimas durante os dias de folia, a Agência de Trânsito escalou um grupo de atores para encenar um esquete teatral pelos bares mais movimentados da cidade.

Teatro
O esquete conta a estória de três personagens “comuns” no meio urbano. A Maria Buzina é uma perua que se acha a “dona da cidade”, cometendo todas as infrações de trânsito e se esbaldando com o Carnaval. Mas, de repente, atropela mais uma vez o mesmo senhor vindo do interior: o Ai-tropelado. No meio da confusão e muita discussão entre os dois, surge a Faixolinda, senhora consciente de seus deveres e que faz tudo certo no trânsito. Ela chama os dois, dá uma lição de moral em todos, ensinando que se deve divertir, mas sempre observando as normas de segurança.

Trata-se de uma encenação bem humorada que, com ironia, procura pontuar as atitudes corretas diante do trânsito e da vida.  Os atores chamam a atenção dos frequentadores da noite goianiense para importância de optar pelo táxi quando fazer uso de qualquer bebida alcoólica, só atravessar na faixa de pedestre, não falar ao celular quando dirigir, uso de cinto de segurança, sexo seguro (uso da camisinha), entre outras condutas que deveriam ser comuns a todos os cidadãos. Também participam como figurantes da estória dois Guardiões das Faixas.

O esquete tem texto de Thiago Santana e Karine Ramaldes, com direção de Walquíria Duarte. No elenco, dividido em nas duas equipes, estão:  Thiago Santa, Daniela, Walquíria Duarte, Kleber, Saulo, Andreydsa, Lorena e Renata, além dos “guardiões”, Rafael, Gabriel, Taliton, Sandra e Saulo. A coordenação geral é da Chefe do Departamento de Educação para o Trânsito da AMT, Lúcia Helena Ribeiro.

Fonte: Prefeitura de Goiânia