A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Goiás realiza a campanha “resgate sua carteira de trabalho que está perdida”. 

 

Cerca de 10 mil carteiras de trabalho e previdência social que estavam perdidas pelos titulares podem ser recuperadas. A campanha consistirá na distribuição de cartazes a órgãos parceiros do Ministério do Trabalho e Emprego, como Correios, INSS, Caixa Econômica Federal, Sine e Federações de trabalhadores e empregadores, para que sejam multiplicadores da campanha.

“O trabalhador pode entrar no site do ministério do trabalho no ícone ‘carteira de trabalho’ e procurar em ‘carteiras recuperadas’, digitar seu nome ou seu PIS, e verificar se a carteira está conosco”, orienta o superintendente regional do trabalho e emprego de Goiás, Samuel Alves Silva.

Na carteira consta o registro profissional daquele trabalhador que comprova a sua experiência profissional, as informações colocadas no currículo, e o histórico profissional de algum trabalhador.

“Mesmo que a pessoa busque uma segunda via, ela não conseguirá recuperar todos os dados, além disso, algumas empresas fecham, perdem documentos, e são criadas situações em que o trabalhador precisa ter acesso a esse documento”, completa.

O superintendente lembra que imediatamente após a perda, é necessário fazer a ocorrência policial desta perda, e verificar se está nos Correios, e posterior a 60 dias, deve ser procurado no próprio órgão do Ministério do Trabalho.

Caso a pessoa estiver no interior, deve procurar ajuda nas agências regionais. Os trabalhadores podem verificar no site do ministério do trabalho e emprego de Goiás: www.mte.gov.br/ctps, ou ir ao Ministério, que fica localizado na Avenida Cora Coralina com a Avenida Olinto Manso Pereira, em Goiânia.