O governador Ronaldo Caiado assinou, nesta quinta-feira (31/12), ordem de serviço para o início das obras de reconstrução e ampliação da Casa do Idoso Vila Mutirão, em Goiânia. Serão investidos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), R$ 2.590.983,18 nas obras. O recurso é oriundo do Protege, fundo responsável pelo custeio dos programas da rede de proteção social.

Com previsão de entrega para agosto de 2021, a reestruturação da Casa da Vila Mutirão, que vai proporcionar mais qualidade de vida aos idosos, será iniciada de imediato. Caiado lembrou de uma recente conquista, o reconhecimento do governo federal, por meio da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, das políticas de tratamento aos goianos com mais de 60 anos. “Goiás é o primeiro no país no atendimento às pessoas idosas. Isso é que temos que cumprimentar e elogiar a todos”, disse.

Casa do Idoso Vila Mutirão
Construída na década de 1980, hoje a Casa do Idoso já não atende aos requisitos de acessibilidade e conforto para as pessoas idosas. A unidade conta com 30 casas-lares construídas para atender até 60 idosos em situação de vulnerabilidade social, mas atualmente abriga apenas oito moradores. Durante a reconstrução, eles vão ficar com famílias acolhedoras, que terão toda a assistência necessária por parte do Governo do Estado durante este período.

Moradora do local desde 2007, Rosalina Barreto, de 82 anos, recebeu com gratidão a notícia das melhorias que a Casa vai receber. Ela relatou que nestes 13 anos testemunhou a estrutura física ficar cada vez mais precária. “Estou muito feliz de estar na presença do governador pela notícia da reforma”, disse. “Caiado já vem ajudando há muito tempo. Só tenho que agradecer a Deus e a toda equipe dele que está se esforçando em ajudar”, acrescentou.

Com a reestruturação, as casas vão voltar a ter capacidade para atender até 60 moradores e tanto idosos que moram na instituição como a comunidade local poderão usufruir das novas instalações da Casa do Idoso. Hoje já são mais de 100 idosos na fila de espera.

Reconstrução
As casas atuais têm paredes de placas de concreto, que serão revestidas com tijolos e terão o piso nivelado com a área externa, além de receber forro de gesso. As portas serão padronizadas, todas metálicas e com largura para que os cadeirantes possam passar por elas. Outras mudanças serão feitas nas janelas, para melhorar a ventilação e integrar a residência com a área externa, que é bastante arborizada e continuará intacta com a construção da área de lazer. A Casa será cercada por muro para melhorar a segurança.

O Centro de Convivência contará com piscina e equipamentos de fisioterapia e de atividades físicas e recreativas, com o objetivo de contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos moradores e visitantes. Será construído ainda um salão, com 250 metros quadrados de área e capacidade para receber mais de 200 pessoas com conforto, local onde poderão ocorrer os tradicionais bailões da sexta-feira.