A terceira semana de 2010 apresentou um aumento de 439,93% nos casos de dengue em Goiás, comparado com o mesmo período do ano passado. Até a última quinta-feira, dia 21, a Gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretária da Saúde já havia notificado 9,14 mil casos em Goiás.

Foram confirmadas quatro mortes pela doença, que ainda aguardam dados clínicos para classificação do tipo. Goiânia teve três mortes e Aparecida de Goiânia, uma.

Outras quatro mortes estão sendo investigadas. Uma criança de nove anos, de Aragarças, morreu e a Gerência aguarda a confirmação da causa da morte. Nova Veneza e  Aragarças, com um caso cada, e Goiânia com dois, são os municípios com mortes suspeitas.

Em números absolutos Goiânia e Aparecida de Goiânia seguem na frente totalizando juntas mais de seis mil casos. Já em termos proporcionais, número de casos por 100 mil habitantes, Barro Alto e Goianira ficam na frente. A primeira  tem 6,67 mil habitantes e 129 casos. Já a segunda tem 25,64 mil habitantes e 457 casos. Cada uma possui uma incidência superior a 1000%.

Ações
A gerente da Vigilância Epidemiológica, Magna Maria de Carvalho, diz que o plano emergencial de combate ao mosquito já atingiu 100% em Aparecida de Goiânia e quase isso na capital. Informa que o plano será estendido agora para o interior. Justificou que o trabalho de combate só apresenta resultados após 15 dias e revelou que o Estado espera o envio, pelo Ministério da Saúde, de mais quatro veículos fumacê.

Fonte: Notícias de Goiás