Fabricio Vilarinho, Bruno Pires, Eduardo Gaciba e Wilton Pereira
Segue o debate entre clubes e jogadores em torno de redução salarial enquanto os campeonatos estão paralisados por causa do coronavírus, mas e a situação dos árbitros de futebol? Na semana passada, a CBF anunciou um adiantamento de R$ 900 mil aos profissionais do apito. No estado de Goiás, 23 (veja os nomes abaixo) devem ser contemplados de acordo com os dados do site da entidade, já que o árbitro Gabriel Queiroz se tronou do quadro nacional apenas na atual temporada.
“Diferentemente do jogador de futebol, que tem vínculo empregatício com o clube, os árbitros não têm, nem com a CBF, nem com a Federação. São prestadores de serviço. Já na semana passada, foi noticiado que para os árbitros que compõe o quadro da CBF, dependendo do seu nível, a CBF deu uma ajuda emergencial”, explicou o diretor de arbitragem da FGF, Júlio César Motta, que ainda revelou uma ajuda do sindicato estadual para os árbitros que estão fora da lista da CBF.
“Foi criado um comitê social, que está identificando os árbitros que são federados a nível estadual, que estão passando por alguma dificuldade, pra que o sindicato possa socorre – los. Eles também estão tendo um acompanhamento psicológico”.
Assim como os jogadores que receberam dos clubes uma cartilha de recomendações e exercícios durante a paralisação, os árbitros também devem seguir um cronograma para não perderem a condição física. “Os árbitros federados estão recebendo exercícios técnicos, avaliações em vídeo e também a psicólogo passou alguns exercícios pra que possam fazer junto com a família”, finalizou Motta.
Árbitros e assistentes contemplados com adiantamento da CBF:
Árbitros:
Anderson Gonçalves
André Luiz Castro
Breno Souza
Eduardo Tomaz
Elmo Resende
Gabriel Queiroz
Jeferson Ferreira
Michelle Peixoto
Osimar Moreira
Rubens Paulo do Santos
Wilton Pereira Sampaio
Assistentes
Adailton Fernando
Adriano Mendes
Bruno Pires
Cristhian Passos
Edson Antônio
Fabrício Vilarinho
Hugo Corrêa
Leone Carvalho
Márcio Soares
Paulo César de Almeida
Tiago Gomes
Tiego Henrique dos Santos