Cerimônia marca contratação dos primeiros jovens do Programa Jovem Candango, no DF  

O Programa Jovem Candango, desenvolvido pelo Governo do Distrito Federal, atingiu a marca de 150 novas contratações através da parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). Criado em 2014, o programa já transformou a realidade de quase 10 mil famílias gerando renda e oportunidade para jovens do DF. As novas contratações correspondem às vagas do edital lançado em junho deste ano que irá promover a substituição dos jovens que estão em fim de contrato. 

Nesta semana, o feito foi celebrado durante cerimônia que contou com a recepção dos jovens no Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal. Nesta etapa, mais de 6 mil jovens se inscreveram no programa. A solenidade contou com a participação da vice-governadora do DF, Celina Leão, do secretário da Família e da Juventude, Rodrigo Delmasso, além de demais autoridade e parceiros.   

A diretora operacional da Renapsi, Aline Ferreira explica que o Programa Jovem Candango é uma Política Pública consolidada e reconhecida pela população do Distrito Federal.   

“Nosso objetivo é sempre impactar positivamente a vida dos nossos jovens, possibilitando a eles novas perspectivas e a transformação pela oportunidade da educação e do trabalho. A expectativa é alcançarmos de forma conjunta com o GDF por meio da Secretaria da Família e Juventude o impacto a curto prazo de 900 jovens ativos no programa”, explicou Aline.    

Para a gerente do Polo DF da Renapsi, Renata Bruno, a importância desse número reflete no maior alcance de jovens impactados pela educação e trabalho.   

“Esse programa reflete a atuação da Renapsi no DF através do grande impacto social e transformação de vida dos aprendizes e suas famiílias em situação de vulnerabilidade. Atingimos com esse programa um público muito específico: jovens advindos de medida socioeducativa, de acolhimento, jovens PCDS, vítimas de violência doméstica, órfãos de mulheres vítimas de feminicídio, entre outros. A Renapsi espera impactar a vida desses aprendizes gerando renda, oferecendo a oportunidade do primeiro emprego sem exigências de experiência profissional e permitindo ao jovem ser o protagonista da sua própria história”, afirmou Renata.  

Em 22 de agosto, foram contratados 150 jovens e outros 150 serão admitidos em 1º de setembro. O cronograma de execução prevê que até o final de 2023 sejam contratados os 900 aprendizes aprovados na parceria com o Governo do Distrito Federal.   

Sobre o Programa 

Visando promover a formação técnico-profissional metódica, por meio de atividades práticas e teóricas, compatíveis com o desenvolvimento físico, moral e psicológico do aprendiz, o Programa Jovem Candango busca incorporar a aprendizagem à Administração Pública, promovendo a convivência e fortalecimento de vínculos, além de garantir a integração dos jovens ao mercado do trabalho.  

Os jovens contratados têm idades entre 14 e 18 anos e irão atuar nos órgãos do Governo do Distrito Federal. As vagas são destinadas a jovens em situação de vulnerabilidade social e abrangem ainda cotas para egressos do sistema socioeducativo ou em cumprimento de medida, jovens em condição de acolhimento, jovens que se enquadram na condição de Pessoas com deficiência, entre outros. 

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico. 

Leia mais: