Foto: ABr

Estado e TRE firmam cooperação para combater “Fake News” nas eleições, ou seja, as falsas notícias sobre o processo eleitoral. O superintendente de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, Danilo Carvalho, em entrevista ao programa Manhã Sagres desta sexta-feira (20), explica como funcionará o processo de constatação.

Ouça a entrevista na íntegra

{source}
<iframe width=”100%” height=”300″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/474456279&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true”></iframe>
{/source}

“O juiz eleitoral receberá a denúncia ou representação de eventual candidato ou partido, e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) remeterá essa possível fake news para ao setor de inteligência, e nós atuaremos na checagem, na constatação, se aquela notícia é verdadeira ou falsa, para que o juiz eleitoral possa, portanto, tomar as providências no âmbito da Justiça Eleitoral”, explica.

Ainda segundo Danilo Carvalho, o procedimento é rápido, e será feito entre cinco e vinte minutos. O uso da ferramenta é inédito no país.