Daqui uma semana acontece o primeiro turno das eleições 2022. Candidatos tiveram 45 dias de campanha para apresentar propostas ao eleitor. Alguns aproveitaram o tempo para levar ao cidadão suas ideias, outros nem tanto. A Sagres destaca o que os postulantes ao governo de Goiás pensaram sobre a área do Esporte e que informaram em seus planos apresentados junto à Justiça Eleitoral.

Dos 9 candidatos ao governo de Goiás, cinco apresentaram propostas diretamente para o Esporte. São eles: Edigar Diniz (Novo), Major Vitor Hugo (PL), Professora Helga (PCB), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Wolmir Amado (PT).

Gustavo Mendanha* (Patriota) cita reestruturação do Estádio Serra Dourada, mas o tema estava inserido em uma proposta do setor de Turismo e não na área de Esporte. Por este motivo, o candidato não está no rol dos cinco governadoriáveis.

Cíntia Dias (PSOL) e Reinaldo Pantaleão (Unidade Popular) não apresentaram propostas específicas para o Esporte. *Vinícius Paixão do PCO, teve registro de candidatura indeferido pela justiça eleitoral.

De uma forma geral, candidatos associaram o Esporte com a Saúde o Bem-Estar, mas sem detalhar programas efetivos e fontes de recursos. Além disso, houve a associação do Esporte com a área de Lazer e também na formação de jovens.

Edigar Diniz (Novo)

De maneira genérica, o candidato argumenta que o incentivo ao Esporte, enquanto política de Estado, possui importante impacto positivo na sociedade. O governadoriável associou o Esporte com a formação de jovens.

Além disso, ele citou que no contexto de Saúde Pública, o Esporte é importante, pois traz benefício da prevenção e do controle de diversas enfermidades.

O candidato também defendeu a atração de eventos, mas numa lógica mais econômica e menos esportiva. Edigar Diniz citou no plano de governo que pretende apoiar municípios para que implementem em sua rede de ensino atividades de cunho esportivo. ·

“Atrair grandes eventos esportivos para o estado de Goiás, incluindo competições automobilísticas, etapas das principais competições esportivas (ciclismo, natação, atletismo) e maratonas internacionais;

Ele ainda defendeu a criação com atividades esportivas em contraturno de escolas de Ensino Médio. Edigar Diniz ainda destacou a reforma e ampliação da infraestrutura de prática esportiva sob responsabilidade do estado, como quadras de esporte de escolas e ciclovias vicinais às rodovias;

Fontes de recursos não foram destacadas no plano de Governo.

Major Vitor Hugo (PL)

Também de forma genérica e sem detalhar fontes de recursos, Major Vitor Hugo (PL), foi outro que argumentou que o Esporte constitui uma ferramenta fundamental no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde do cidadão. Ele alegou em seu plano de governo que Goiás historicamente investe pouco e mal no desenvolvimento desportivo.

Vitor Hugo destaca que pretende, se eleito, focar na melhoria significativa das estruturas já existentes e praticamente abandonadas, além do investimento, em conjunto com parceiros privados e sociedade civil, na criação de centros esportivos completos.

O candidato defende ainda a reformulação do Programa Pró Atleta. Porém foi citado o foco para oferecer oportunidades a crianças, adolescentes e jovens de comunidades mais vulneráveis e identificar talentos desportivos. No entanto, não há detalhes de como essa reformulação poderia ocorrer.

Professora Helga (PCB)

A candidata do Partido Comunista do Brasil defende à realização de práticas esportivas. A governadoriável propõe a realização e atualização permanentemente o Diagnóstico Estadual de Esporte e Lazer, bem como fomentar a realização de diagnósticos estaduais, distrital e municipais.

Helga defende a criação de uma Política Estadual de Formação em Esporte e Lazer, que abranja os diversos níveis de ensino (técnico, graduação e pós-graduação) para os diferentes trabalhadores de esporte e lazer (gestores, professores, técnicos, ex-atletas e agentes sociais) e programas sociais, vinculados às instituições formadoras (IES).

Outra defesa é da realização de um concurso público para composição de equipe multiprofissional e multidisciplinar da Secretaria de Esporte e Lazer. A candidata sugere a criação de Conselhos Comunitários para gestão dos equipamentos públicos de esporte e lazer construídos e revitalizados.

Quanto ao Centro de Excelência e Faculdade do Esporte ela defende que o espaço tenha uma gestão mediante eleições diretas e conselho popular deliberativo.

A candidata do PCB também cita o Estádio Serra Dourada. Ela destacou que a gestão do Serra Dourada, do Estádio Olímpico e outras praças esportivas sejam feitas diretamente pelo Estado, sem a presença de Organizações Sociais (OS’s).

Ronaldo Caiado (União Brasil)

O candidato à reeleição também não fugiu a regra e assim como os concorrentes apresentou propostas genéricas para o Esporte. No plano de governo, Ronaldo Caiado citou que Goiás tem

71 estádios (incluindo o Serra Dourada e o Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira), 284 Ginásios (incluindo o Goiânia Arena e o Rio Vermelho), um Centro de Excelência do Esporte, Praças Esportivas, o Autódromo Internacional Ayrton Senna em Goiânia, o Kartódromo de Itumbiara, o Parque Marcos Veiga Jardim em Goiânia, e o Parque Aquático Pedro Ludovico.

Caiado citou que pretende reestruturar o complexo englobando o Estádio Serra Dourada, o Ginásio Goiânia Arena e a Feira do Cerrado, além das áreas do estacionamento, do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), e do Corpo de Bombeiros, com maior aproveitamento dessas estruturas para eventos de esporte, cultura e lazer.

Outra proposta foi de estimular atletas de alto rendimento: com o Pró-Esporte, o Bolsa Atleta Internacional (para ajudar a desenvolver atletas de alto rendimento, com bolsas a nível estudantil, universitário, estadual, nacional e internacional), entre outros programas.

Outra ação foi de querer ampliar ações que incentivem práticas recreativas e desportivas, incluindo atletas amadores e de alto rendimento, para ampliar participação de grupos vulneráveis (menores, idosos, PcDs, indígenas, dentre outros);

O governadoriável propõe a ampliação do número de municípios atendidos pelo Programa Construindo Campeões, oferecendo uma opção de prática esportiva para crianças e adolescentes da rede pública estadual e adultos de baixa renda.

Outra promessa foi de revitalizar o Centro de Excelência do Esporte. A pretensão é de que ocorra após a finalização da reforma da Eseffego. Também não foram destacadas fontes de orçamento para a viabilização das ações.

Wolmir Amado (PT)

De todos os candidatos na disputa eleitoral, Wolmir Amado (PT) é o que apresentou um plano de governo mais genérico. Em poucas palavras, ele citou na sua proposta entregue à Justiça Eleitoral, a implantação de uma agenda de futuro para o Esporte, o fortalecimento da prática de esporte nas escolas públicas e a criação de um Sistema Estadual de incentivo ao Esporte.

Gustavo Mendanha (Patriota)

De forma indireta no Plano de Governo, Gustavo Mendanha citou a reestruturação do Estádio Serra Dourada ampliando os serviços ofertados e tornando-o em arena com usos diversos. Como destacado, a proposta foi elencada dentro de um conjunto de ações para o Turismo. Também não houve referência de fontes de orçamento para viabilizar o projeto.