A temporada 2023 do Cine Goiás Itinerante, projeto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi iniciada na quinta-feira (02/02) em Quirinópolis, no Sul goiano. O objetivo da iniciativa é democratizar o acesso ao audiovisual no interior do estado, divulgar o cinema ambiental e capacitar profissionais da área.

As próximas sessões acontecerão em Amaralina e Nova Glória (07 a 10/02) e Cristalina (13 a 16/02).

Durante o evento, foram exibidos os filmes “Meninos Verdes”; “A natureza agradece”; “Água me poupe” e o premiado “O Casamento da Ararinha Azul”, animação do diretor Marcelo Branco que traz ao público a mensagem da importância do combate ao tráfico de animais. As sessões ocorreram no Teatro Municipal Sodexo Vieira de Carvalho, com entrada gratuita.

Em 2022, o Cine Goiás Itinerante esteve em mais de 60 municípios goianos e proporcionou sessões de cinema e ações formativas para mais de 30 mil pessoas. A meta da Secult para 2023 é que o programa atenda 80 municípios goianos.

Os focos principais do programa são a exibição de filmes que participaram do Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), ações de qualificação e promoção da arte cinematográfica para a população. Geralmente as equipes permanecem em cada município goiano durante 4 dias para desenvolver as ações. Para solicitar as ações do Cine Goiás Itinerante, o representante do município deve enviar um ofício para cinegoiasitinerante@norberto-salomao

Leia mais: