O terceiro episódio do Cinemateca Sagres Sessão Especial traz como tema central o documentário “desConectados”, que será exibido pela Sagres TV (26.1), neste sábado (18), a partir das 11h15. Sob a direção de Márcio Bigly, a produção foi realizada na cidade de Tanque do Piauí, que fica a 215 quilômetros de distância de Teresina.

O filme mostra os desafios dos estudantes do ensino médio durante a pandemia da Covid-19 em função da falta de conectividade. Como o acesso à internet não é uma realidade para todos, em meio à pandemia esse fator se tornou um problema ainda maior já que para dar continuidade aos estudos era necessário estar online. Na produção desta semana vamos acompanhar a luta pelo direito à educação e acesso digital.

Para se ter uma ideia de quanto a internet passou a ser importante nos tempos atuais, só no Brasil, em 2021, as pessoas passaram em média 5,4 horas por dia no celular, conforme relatório da plataforma AppAnnie, que considera apenas celulares Android.

Um fato curioso é que a quantidade de horas que os brasileiros gastam no celular e interagem nas redes sociais aumentou nos últimos anos. O número subiu de 4,1 horas diárias em 2019, para 5,2 horas por dia em 2020.

Apesar disso, as condições de acesso à internet no Brasil ainda são muito desiguais. Um estudo do Instituto Locomotivas e da empresa de consultoria PwC identificou que mais de 33 milhões de pessoas estão desconectadas e outras 86 milhões não conseguem se conectar todos os dias.

Essa desigualdade é algo que incomoda muito a professora Iara Régia, que a gente vai conhecer no documentário. Segundo a professora, a pandemia apenas intensificou problemas que já existiam na cidade, o que vai muito além da conectividade. Iara explica que a precariedade dentro das salas de aula influencia diretamente no processo de ensino e aprendizagem.

Confira abaixo a data de exibição:

  • 18 de junho- “desConectados” – PI
  • 25 de junho – “Antes do livro didático, o Cocar” – RN
  • 02 de julho – “Adolescer”- ES
  • 09 de julho – “Terremoto” – MG

Os documentários apresentados no Cinemateca Sagres Sessão Especial são vencedores do edital “Conexão Juventudes”, realizado pelo Instituto Unibanco em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais (IPR) e a Brasil Audiovisual Independente (Bravi).

Os filmes que abordam temas relacionados à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU) e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 4 Educação de Qualidade.

Episódios anteriores: