No segundo episódio do Cinemateca Sagres Sessão Especial vamos falar sobre o documentário “Contraturno”, que será exibido pela Sagres TV (26.1), neste sábado (11), a partir das 11h15. A produção dos diretores goianos Deivid Mendonça e Larissa Fernandes foi realizada na cidade de Urutai, no interior de Goiás.

“Contraturno” é um documentário de 26 minutos que mostra a vida de adolescentes durante o retorno das aulas presenciais. O filme aborda alguns dos motivos de abandono e evasão escolar, a crise que a pandemia projetou na educação, a jornada dupla de adolescentes entre trabalho e estudo e como os marcadores raciais estão relacionados a tudo isso.

Leia também: Portaria libera R$ 169,2 mi para ensino médio integral em 9 estados

A produção traz uma reflexão sobre como a vida dos estudantes mudou nesse período, influenciada pela pandemia. Coisas comuns do dia a dia foram alteradas, o comércio fechou e as escolas pararam de funcionar por um tempo. Muitos pais e mães perderam os empregos, mas as contas de água, energia, gás e gastos com alimentação continuaram chegando. Com isso, adolescentes em situação de vulnerabilidade social precisaram começar a trabalhar para ajudar as famílias.

Em 2021, 6 em cada 10 estudantes disseram que estavam em busca do primeiro emprego devido ao impacto da crise econômica na renda familiar, agravada pelas consequências da Covid-19, segundo dados da pesquisa Juventude e Pandemia, publicados pelo Conselho Nacional de Juventude.

A evasão escolar é um dos fatores retratados no documentário, que se mostra real e preocupa os professores. Conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a taxa de abandono escolar no ensino médio na rede pública mais que dobrou no ano passado. Em 2020, o percentual de estudantes que abandonaram instituições foi de 2,3%, enquanto, em 2021, a taxa foi de 5,6%.

Outro ponto importante é que cerca de 244 mil crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos estavam fora da escola no segundo trimestre do ano passado. O número representa um aumento de 171% em comparação a 2019, quando 90 mil crianças não iam à escola. O levantamento é do relatório da organização não-governamental (ONG) Todos Pela Educação.

Contraturno mostra ainda os desafios de conciliar estudo e trabalho e tudo isso em meio a uma pandemia que afeta o mundo e influencia o emocional e o psicológico das pessoas.

Confira abaixo a data de exibição:

11 de junho – “Contraturno” – GO
18 de junho- “desConectados” – PI
25 de junho – “Antes do livro didático, o Cocar” – RN
02 de julho – “Adolescer”- ES
09 de julho – “Terremoto” – MG

Os documentários apresentados no Cinemateca Sagres Sessão Especial são vencedores do edital “Conexão Juventudes”, realizado pelo Instituto Unibanco em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais (IPR) e a Brasil Audiovisual Independente (Bravi).
Os filmes que abordam temas relacionados à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU) e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 4 Educação de Qualidade.

Veja o Cinemateca:

Episódios anteriores: