Se tem uma coisa que muita gente ama no Brasil são as festas juninas. Além dos enfeites e das comidas típicas, o traje caipira também é tradicional nas quadrilhas. No Circula Roupas desta semana, você vai aprender como transformar um vestido de festa em uma roupa típica para dançar quadrilha, por meio da customização.
Assista a seguir
O vestido customizado foi comprado num site de roupas usadas para ser utilizado num casamento. Luciana Nunes reaproveitou a peça e a transformou com alguns objetos que já tinha em casa.



A jornalista ainda deu algumas dicas para fazer o processo de forma responsável, sustentável e mais econômica.
Dica 1
Procure as peças que precisa em brechós e/ou sites de roupas usadas.
Dica 2
Procure referências de customização em sites.
Luciana procurou inspiração no Pinterest. Ela encontrou várias possibilidades de customização que poderiam ser feitas no vestido e escolheu uma ideia com fitas de cetim coloridas, material que ela já tinha em casa.
Mão na massa:




O primeiro passo foi fazer algumas bandeirolas com uma fita de cetim mais grossa. O corte pode ser do tamanho que você quiser, depois é só dobrar e fazer um corte lateral, para que fique simétrico.
Depois, Luciana fez vários lacinhos coloridos de tamanho médio, aproveitando fitas que ela também já tinha em casa.
Em seguida, a jornalista fez um coração de papel cartão, que foi colorido com giz de cera vermelho e finalizado com um contorno de fita sianinha da mesma cor.
Por último, ela costurou todas as peças à mão no vestido.
Dica 3
Se você não sabe costurar, pesquise vídeos no youtube, lá tem vários tutoriais de costura manual com o passo a passo.


Dica 4
Para usar o vestido em festa novamente, basta descosturar e tirar os enfeites.
Gostou da dica? A customização de uma peça que você já tem no seu guarda – roupa é uma opção prática e muito mais sustentável pro seu bolso e para o meio ambiente
Confira edições anteriores: