Quantas vezes você já escutou que mulher gorda não pode usar roupas coladas, coloridas, brilhantes, nada que chame atenção para as formas do corpo? A Augusta Robusta é uma marca autoral goiana de moda Plus Size. As peças conquistaram o mercado justamente por que dão liberdade para a mulher, e ela vai se sentir bem com a peça que ela quiser vestir. Assista a seguir ao episódio desta semana

”A Augusta Robusta nasceu da minha dificuldade de achar roupa adequada para o meu corpo. Eu estava cansada dessa moda botijão de gás, e eu sempre fiz as minhas próprias roupas. Eu não costuro, mas sempre de customizar uma peça que eu comprava desajustada, ou procurar costureiras para fazer de uma modelo super magra da internet. Eu queria que fizesse aquele modelo no meu tamanho”, afirma Marcelle Silva Vaz, estilista e criadora da Augusta Robusta.

As roupas da Augusta Robusta abraçam corpos reais e valorizam as curvas do corpo da mulher, independente do tamanho. Marcelle aposta na modelagem fora do padrão, inclusiva e com vários truques.

Foto: Sagres TV

”Elásticos no decote, as amarrações. Tem amarrações que chegam a 2 metros e meio, e a pessoa pode amarrar de várias maneiras diferentes no próprio corpo. A maioria das marcas plus size não é feita por uma pessoa plus size. Geralmente replicam uma tabela ABNT de tamanhos maiores, o que não é o nosso caso. A gente tem quatro numerações que vestem oito das numerações padrão só por serem modeladas em um corpo de verdade, que é o meu”, esclarece a estilista.

O desfile da nova coleção revisitou o clássico Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare. Traz referências tropicais para uma floresta urbana. Uma verdadeira festa de cores e texturas em tecidos como viscose, malha canelada e paetê com lurex.

Desfile da nova coleção inspirada em Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare (Foto: Reprodução/Sagres TV)

Durante o lançamento da nova coleção foi realizada uma oficina de customização, além de um bazar de trocas de roupas. As mulheres gordas precisam se sentir valorizadas. Gordofobia na moda é também uma questão de acessibilidade.

”Não é você que tem que caber na roupa, é a roupa que tem de caber em você. É levar isso para todas as áreas da sua vida. Uma mulher quando não se sente confortável na roupa que está, ela deixa de transitar pelos espaços públicos, deixa de ir em reuniões de família, deixa de viver”, reflete.

Quer conhecer a Augusta Robusta? Acesse e compre online no site da marca e siga nas redes sociais.

Leia mais