O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas abaixo da média e temperaturas altas em grande parte do país no mês de julho. O inverno começou no dia 21 de junho, mas os termômetros seguem altos e, com isso, o Instituto alerta para risco de queimadas e incêndios florestais.

Há previsão de chuva acima da média no mês somente para a faixa norte da Região Norte e áreas pontuais do leste das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, como nota-se nas tons em azul no mapa de precipitações da figura a. 

Mapa de chuvas e temperaturas para o Brasil em julho (Fonte: Inmet)

O Inmet alertou que há previsão de precipitação acima da média para o nordeste do Rio Grande do Sul, pois é preocupante para o estado que sofreu com fortes chuvas nos últimos meses.

Temperaturas

O mapa da figura b é o de temperaturas. Assim, como é notável pelos tons em cinza e amarelo, a maior parte do país terá chuvas abaixo da média e temperaturas acima da média. São áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste da Região Sul.

Segundo o Inmet, nesta época do ano é comum a persistência de massas de ar seco, que diminui a umidade relativa do ar e favorece as queimadas e incêndios florestais. O Instituto prevê calor acima dos 26°C na região centro-norte, entre Pará, Mato Grosso e Tocantins, bem como no Paraná e em Santa Catarina.

Goiás e alguns estados do Nordeste terão temperaturas entre 20°C e 22°C. Mas no Rio Grande do Sul o frio deve ficar em torno ou abaixo dos 14°C. Pode haver geadas tanto no Sul como no Sudeste por causa das massas de ar frio na região.

*Com Inmet e Agência Brasil

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Leia mais: