Após período de testes, começaram nesta semana as mudanças das linhas de extensões do Eixo Anhanguera dos municípios de Trindade, Goianira e Senador Canedo. Os trajetos que funcionavam como alimentadores, agora passam a ser feitas por linhas diretas.

“A intenção dessas linhas diretas é permanecer com o benefício que usuário tem hoje que é de integrar os terminais, mas também fazer com esses terminais tirem as aglomerações, principalmente nos horários de pico, para que as pessoas possam fazer os seus trajetos o mais direto possível”, explica o técnico em Transportes da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Rafael Oliveira.

Segundo Rafael Oliveira, desde a última segunda-feira (20), quando o sistema passou a valer oficialmente, houve aumento de 16% no número de passageiros. “Junto a nova operação somado com a reabertura do comércio que aconteceu na semana passada”, afirma.

O técnico em Transportes não descarta o fechamento dos terminais para evitar aglomerações, desde que haja um estudo sobre o tema. “Se não fizermos um estudo mais aprofundado, analisar melhor o simples fato de fechar os terminais, nós podemos correr o risco de retirar esse benefício do nosso usuário que essa integração para qualquer linha da cidade. É muito arriscado fazermos essa intervenção por agora, mas ela está sendo analisada”, garante.

Questionado sobre um aumento da frota no Eixo Anhanguera, Rafael Oliveira disse que a possibilidade existe, desde que fique comprovada a falta de ônibus nas linhas.

“Vendo essa necessidade, aquele local precisa de um maior atendimento, de algumas viagens a mais, consequentemente acontecerá a inserção de ônibus na operação”, conclui.

O que muda com as linhas diretas

As viagens que iniciavam no Terminal Senador Canedo e finalizavam no Terminal Novo Mundo como linhas alimentadoras, agora seguem até o Terminal Padre Pelágio. O usuário do Eixo Anhanguera que começar a viagem na cidade de Senador Canedo não troca mais de veículo, podendo seguir viagem até o Padre Pelágio. Os ônibus que saem de Trindade e Goianira agora encerram o percurso no Terminal Novo Mundo.

Tempo de viagem

O tempo de viagem do usuário do Eixo Anhanguera também melhorou. O monitoramento da operação registrou que em horário de pico o ganho foi de 10 minutos e no entrepico de 20 minutos, mesmo o ônibus mantendo a velocidade programada e controlada. Importante também dizer que a frota de 92 ônibus continua a mesma que operava antes da mudança, o que foi alterado na operação da frota foi a entrada dos veículos que faziam as extensões no corredor Anhanguera.