O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou a inclusão de surfe, skate, caratê, escalada e baisebol/softbol nas Olimpíadas de Tóquio, 2020. As modalidades serão incluídas no programa olímpico, mas não tem permanência garantida para outras edições dos Jogos Olímpicos.
A confirmação veio durante um congresso da entidade, realizado num hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Em junho, o COI já havia sinalizado com a intenção de incluir os cinco esportes na Olimpíada do Japão.
Empatia dos anfitriões
Em dezembro de 2014, o presidente do Comitê Olímpico, Thomas Bach, anunciou um pacote de reformas para os Jogos. A inclusão das modalidades faz parte deste projeto, atendendo ao desejo dos anfitriões de colocar em disputa esportes populares no país de disputa. A intenção é aumentar a rentabilidade da Olimpíada.
O Comitê Organizador das Olimpíadas de Tóquio estima que os novos esportes resultarão em mais 400 atletas e 18 medalhas nos Jogos de 2020. Após o Pan-Americano de 2007, o Brasil sugeriu a inclusão do futsal na principal competição esportiva do mundo. O COI, no entanto, não atendeu a solicitação.