O aumento no número de casos de Covid-19 no início de 2022, somado ao grande número de casos de dengue registrados neste ano, tem preocupado autoridades de saúde. Em algumas situações existem pessoas que contraíram as duas doenças simultaneamente, fazendo com que os sintomas ficassem mais graves.  

Em entrevista à Sagres, a médica infectologista Marilia Turchi disse que observa um grande aumento nos casos de coinfecção pelas duas doenças, que possuem sintomas parecidos.

“Já realizamos mais de seis milhões de testes PCR para Covid. Existem casos concomitantes e também de Covid seguido de Dengue. Os exames são diferentes, mas como os sintomas são precedidos, estamos realizando ambos para verificar do que se trata”, revela Marilia

Segundo a especialista é normal que os sintomas se estendam por um período, mesmo após a melhora do paciente. Ela observa que são doenças que podem levar ao óbito e reforça que as medidas sanitárias e a vacinação, ainda são o melhor caminho.

“São duas agressões graves que o organismo precisa combater. É normal que sintomas permaneçam e que a recuperação seja difícil. O mais importante é manter os cuidados sanitários e de prevenção. No caso da Covid é manter o uso de máscaras e principalmente tomar a vacina. Já no caso da dengue é não deixar água parada acumulada e ter um maior cuidado com o lixo”, afirma a médica.

Confira a entrevista completa:

Leia mais: