O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (6) o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A política tem como alvo os 9,6 milhões de brasileiros com mais de 15 anos de idade que não sabiam ler e escrever em 2023.
O dado acima é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no ano passado. Por isso, a nova política ocorrerá em parceria com estados e municípios com a qualificação do EJA.
Estão previstos o uso de múltiplas metodologias e abordagens, e recursos como o livro didático que, segundo o MEC, não chegava com conteúdo coerente para a educação de jovens e adultos há nove anos. Assim, o pacto atenderá todas as etapas da educação básica brasileira, com o aumento de vagas e prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade.
O novo pacto prevê também a integração do EJA com a educação profissional e tecnológica. Então, os recursos do programa serão direcionados a partir da demanda de matrículas de cada local.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 4 – Educação de Qualidade.
*Com Agência Brasil