Nesta semana, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) pretende fazer a entrega de cinco novas unidades ambientais em Goiânia. Duas delas foram entregues nesta segunda-feira (28), o Parque Fiúca – Gessi Ávila Silva, no Residencial Olinda, Região Leste, e o Parque Terezinha Costa Ferreira, na Vila Romana, Região Norte da capital.

Em entrevista ao Sinal Aberto II, o presidente da Amma, Gilberto Marques Neto salientou que com as entregar destes cinco parques, Goiânia vai chegar a 54 parques.

“Sabemos que a cidade é tida como privilegiada em áreas verdes, tem a maior quantidade de área verde por habitantes do Brasil. Goiânia possuiu 250 bosques com áreas verdes e gora com esses 54 parques nós estamos propiciando ambientes em que a população além de contemplar esses espaços, poderão estar desenvolvendo práticas de esportes, lazer, cultura e educação ambiental para as famílias. São os locais turísticos que a nossa cidade tem”, destacou.

O Parque Fiúca – Gessi Ávila Silva, no Residencial Olinda também conta com um mirante. “Nesse mirante será possível ter uma vista extensa não só da área do parque, vendo as copas das árvores por cima, como também uma vista avantajada da cidade e de Senador Canedo”, explicou Gilberto Marques Neto.

Os outros três parques que serão inaugurados no decorrer da semana são: o Parque Washington Novaes, no Conjunto Vera Cruz II, o Parque Euclides José Kid Neto, no Jardim Petrópolis e o Parque Adelaide Pereira Cianca, no Bom Jesus.

Também será entregue a base móvel de monitoramento ambiental, que será usada para monitorar a qualidade do ar da nossa capital e que será muito útil para identificar odores, em especial os que causam o mal cheiro na região do Goiânia II. Segundo a AMMA, onze novos parques serão entregues e todos os antigos serão revitalizados.

Ecopontos

A Amma também inaugurou na manhã desta segunda-feira (28) de um Ecoponto no Setor Faiçalville. Gilberto Marques Neto explicou que “o ecoponto exerce um papel fundamental para aumentar a eficiência da gestão de resíduos do município. Através do ecoponto nós disponibilizamos para a população um local onde poderá ser descartado uma pequena quantidade de resíduos”.

Mais três ecopontos ainda estão em construção nos setores campos dourados, São José e Orlando Moraes e serão entregues no início de 2021. Outros três ecopontos, para os setores Estrela Dalva, Eldorado Oeste e Fonte Nova, estão em fase de licitação na Secretaria Municipal de Administração, sendo um total de sete ecopontos. A Amma já dispõe de um ecoponto que já opera em conceito diferente no Setor Jardim Guanabara.

O presidente da Amma ainda frisou que o novo ecoponto “vai auxiliar não só amenizar a quantidade de resíduos que são destinados ao aterro sanitário do município. Mas como uma forma de conter o descarte irregular que a gente vê sendo lançado em áreas verdes em campos centrais e praças”.

Dentre os resíduos que o novo ecoponto irá receber estão:

  • Resíduos da construção civil de pequenos geradores como tijolos, telhas, concreto e outros;
  • materiais recicláveis em qualquer quantidade como papel, papelão, plástico, metal, vidro entre outros;
  • Pneus inservíveis até 4 unidades por pessoa/dia;
  • Podas de galhos, folhas, capim dentre outros; até um total de 2 metros cúbicos por dia.