Nessa segunda-feira (16/4), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela com os grupos referentes ao Brasileirão Feminino Série A2, com data definida para iniciar em 16 de maio. Apesar disso, o calendário oficial com os dias dos jogos e os locais ainda não foi anunciado.

Atlético-GO e Aliança são as equipes representantes do estado de Goiás na competição. O Vila Nova vinha tentando a vaga já que não houve disputa do Campeonato Goiano da categoria em 2020, mas ela foi repassada ao Aliança e o colorado está fora. Além disso, o Goiás não participará porque encerrou as atividades da equipe feminina.

Leia também: Saiba como está a preparação das equipes femininas goianas durante a pandemia
Goiás vai encerrar projeto de futebol feminino e Aliança fica com vaga no Brasileiro

O Brasileirão Feminino A2 terá 36 equipes divididas em seis grupos (A ao F) com seis clubes cada. Nesta primeira fase, os times de cada grupo se enfrentam em turno único com os dois primeiros colocados de cada um se classificando e os quatro melhores terceiros lugares também. Em seguida, nas oitavas de final, será feito um sorteio para decidir os confrontos de ida e volta. A partir das quartas as partidas serão por chaveamento.

Um dos critérios para a vaga na competição é o primeiro colocado do campeonato estadual do ano anterior, mas caso o torneio não tenha sido realizado – como no goiano – a definição é pelo último vencedor. Campeão em 2019, o Goiás ficaria com a vaga, mas como encerrará o projeto do time feminino em junho após o fim do contrato com as jogadoras, o Aliança, vice-campeão naquela edição, representará o Estado de Goiás.

Já o Atlético-GO vai disputar pelo Regulamento Específico da Competição com os melhores clubes posicionados no Ranking Nacional de Clubes Masculino de 2021, substituindo o Audax-SP que desistiu da competição. A equipe paulista foi uma das que se rebaixaram da A1 e o rubro-negro é obrigado a participar por ser um clube de Série A no Campeonato Brasileiro masculino.

Os quatro finalistas sobem para a Série A1.

Confira os grupos:

Grupo A:
Oratório-AP
Iranduba-AM
Assemurb-AC
Esmac-PA
São Raimundo-RR
Real Ariquemes-RO

Grupo B:
EPD JC AM
Cefama-MA
Paraíso-TO
Tiradentes-PI
Fortaleza-CE

Grupo C:
Ceará-CE
América-RN
Botafogo-PB
Náutico-PE
UDA-AL
Santos Dumont-SE

Grupo D:
Atlético-GO
Vila Nova-ES
Fluminense-RJ
A DEFINIR
Criciúma-SC
Red Bull-SP

Grupo E:
Juventude-BA
Mixto-MT
SERC-MS
CRESSPOM-DF
Atlético-MG
Aliança-GO

Grupo F:
América-MG
Vasco da Gama-RJ
Ponte Preta-SP
Chapecoense-SC
Athletico-PR
Brasil de Farroupilha-RS

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação em parceria com a Iphac e a Unialfa, sob supervisão da jornalista Nathália Freitas.