A cidade de Rio Verde avança na vacinação contra Covid-19 e deve iniciar, nesta terça-feira (1º/06), a imunização por faixa etária, a partir de 59 anos. Em entrevista à Sagres, o prefeito do município, Paulo do Vale, afirmou que a cidade já vacinou com duas doses, praticamente, 100% dos idosos e que, como consequência, observa uma mudança no perfil dos internados na cidade.

“Para se ter uma ideia, 97% dos internados em UTI, têm menos de 59 anos e o número de óbitos na faixa de pessoas com mais de 60 anos caiu drasticamente aqui”, detalhou o prefeito, que contou que são apenas três pacientes com mais de 60 anos internados no sistema de saúde de Rio Verde.

Ouça a entrevista completa:

Quanto ao grupo de pessoas com comorbidades, Paulo disse que cerca de 90% foi vacinado. O prefeito atribuiu ao negacionismo, o fato de que algumas pessoas ainda não vacinaram e nem querem receber o imunizante. “Acham que a vacina é um problema, sendo que é a única solução que nós temos”.

Leia mais: Se população não se vacinar, novas variantes vão surgir a todo momento, afirma infectologista

Ao citar países que avançaram mais rapidamente na vacinação contra a Covid-19, como Estados Unidos, Israel e Reino Unido, Paulo afirmou que é possível ver isso ocorrendo pelo menos com os grupos prioritários que já receberam as duas doses de qualquer vacina contra a doença. “Apenas 26% da nossa capacidade de ventiladores mecânicos está sendo utilizada. São 13 utilizados de 50 disponíveis […] A vacina hoje é a arma mais poderosa que nós temos para combater a Covid-19″.

Com 13,5% da população da cidade vacinada com duas doses, e com trabalhadores da educação tomando a primeira dose, o prefeito de Rio Verde projeta que em agosto as aula possam voltar de maneira presencial. “É claro que com redução de 50% do número de alunos, com todos os cuidados, uso de máscara, higienização, distanciamento”.