Dia 5 de julho de 2016. Nesta data, uma terça-feira, o Vila Nova venceu o Bahia por 1 x 0, na Fonte Nova. Nada de especial, certo? Errado. O triunfo, que veio com gol do atacante Fabinho, que marcou de cabeça mesmo com seus 1m63, foi o primeiro do Tigrão contra o tricolor atuando em Salvador. Antes, o Vila nunca havia vencido com mando do Bahia.

Com a segunda vitória seguida, o Tigrão chega aos 20 pontos, ganhando cinco colocações e assumindo a 10ª posição, enquanto o Tricolor de Aço, que perdeu a sexta partida nas sete últimas rodadas, permanece com 20 pontos, mantendo-se na 9ª posição. Na próxima rodada, o time baiano visita o Sampaio Corrêa, às 21h30 de sexta, dia 15, no Castelão. Já o Vila só volta a campo às 16 horas de sábado, dia 16, quando encara o Brasil, em Pelotas, no estádio Bento Freitas.

1º tempo

Os primeiros 10 minutos foram equilibrados, com muitas disputas no meio-campo, mas sem chances perigosas. Aos 12, Jean Carlos chutou forte em cobrança de falta, mas carimbou a barreira. Na sequência, Geladeira furou dentro da área. Cinco minutos depois, foi a vez do time baiano perder uma grande chance: após cobrança de escanteio de Cajá, a bola sobrou para Danilo Pires na área, mas o meia furou e perdeu a chance do gol.

Aos 20, Renato Cajá cobrou escanteio para a área e Jackson, sozinho, cabeceou por cima do gol. No minuto seguinte, Renato Cajá cobrou falta lateral na direção do gol e a bola passou perto do travessão de Edson. A pressão do Bahia continuou aos 25: após bate-rebate, Juninho, de canhota, soltou uma bomba e a bola foi perto do ângulo.

A partir dos 30 minutos, o Vila teve as melhores chances. Aos 31, Jean Carlos cobrou falta de longa distância com força e cheia de veneno, mas mandou sobre o gol do Bahia. Aos 39, Bolt lançou, Jackson escorregou e Fabinho chutou, mas parou na boa saída do goleiro Jean. No minuto seguinte, o arqueiro tricolor fez grande defesa. Marcelo Cordeiro cruzou da esquerda, Reginaldo, de cabeça, deu assistência para Guilherme Teixeira cabecear forte parando em uma linda de Jean.

Os últimos minutos da primeira etapa ainda reservaram emoções aos torcedores colorados: o zagueiro Gustavo Geladeira, que vinha fazendo um bom jogo, sentiu lesão na coxa direita e foi substituído por Anderson. Aos 46, Juninho chutou forte rasteiro em cobrança de falta e a bola passou à direita do goleiro Edson, que saltou para acompanhar e garantir o placar sem gols.

2º Tempo

O Tricolor de Aço voltou com duas alterações para o segundo tempo: Éder no lugar do lesionado Lucas Fonseca e o atacante Thiago Ribeiro na vaga do meio-campista Danilo Pires. O lance capital do jogo aconteceu aos 10 minutos, Marcelo Cordeiro lançou Jean Carlos na área. O camisa 10 tentou cruzar duas vezes até conseguir mandar na pequena área, na medida para o cabeceio de Fabinho, que abriu o placar: Bahia 0 x 1 Vila.

A equipe da casa perdeu uma grande chance para empatar aos 13, quando Hernane fez trabalho de pivô e rolou para Edigar Junio, que, mesmo cara a cara com Edson, finalizou rasteiro para fora. Aos 25, Cajá arriscou da entrada da área, mas parou na defesa segura do goleiro vilanovense.

Aos 39, Luisinho arrancou pela ponta direita e soltou uma bomba, direto para fora. Após bate-rebate na área, a bola sobrou com Edigar Junio, que chutou forte e a bola passou raspando a trave, aos 42.

Aos 47, o lateral-direito Hayner, do Bahia, perdeu a cabeça e acertou uma cotovelada no rosto de Marcelo Cordeiro. Com isso, foi expulso e deixou o tricolor com um a menos em campo nos minutos finais. Aos 49, Maguinho fintou dois marcadores e, mesmo com dois companheiros livres pela esquerda, tentou chutar do meio da rua, facilitando a vida do goleiro Jean.

Aos 52 minutos, o árbitro encerrou o confronto. Vitória magra, mas muito importante do Vila Nova, que venceu a segunda partida seguida na Série B, enquanto o Bahia completou seis derrotas nos últimos sete jogos.

Ficha Técnica

Bahia 0x 1 Vila Nova
Local: Fonte Nova, em Salvador
Horário: 21h30
Data: 05 de julho de 2016

Público: 1.607 pagantes (+ 6.078 sócios do Bahia)
Público Total: 9.125
Renda: R$ 96.908,00

Árbitro: Rafael Traci (PR) apita o jogo.
Assistentes: Luciano Roggenbaum (PR) e Daniel Cotrim de Carvalho (PR)

Cartões amarelos: Feijão, Renato Cajá e Hayner (Bahia); Gustavo Geladeira, Jean Carlos e Anderson (Vila Nova)
Cartão vermelho: Hayner (Bahia)
Gol: Fabinho (VILA) aos 10′ 2T (0-1)

BAHIA: Jean; Hayner, Jackson, Lucas Fonseca (Éder) e João Paulo; Feijão, Danilo Pires (Thiago Ribeiro), Juninho e Renato Cajá; Edigar Junio e Hernane (Luisinho).
Treinador: Guto Ferreira

VILA NOVA: Edson; Guilherme Teixeira, Gustavo Geladeira (Anderson) e Reginaldo; Maguinho, Robston, Victor Bolt, Fernando Neto (Roger), Jean Carlos e Marcelo Cordeiro; Fabinho (Vandinho).
Treinador: Guilherme Alves.