Voltado para as comunidades remanescentes de quilombos de Goiás, a Copa Quilombola é realizada pelo Governo de Goiás, por meio do programa Goiás Social, e terá sua edição 2022 neste mês de junho. Ao todo, serão seis etapas regionais, disputadas em três finais de semana, na fase classificatória.

A rodada de abertura, em Piracanjuba, ocorrerá entre os dias 3 e 5 de junho. Em seguida, as partidas serão realizadas nos municípios de Posse, Niquelândia, Alto Paraíso, Iporá e Pirenópolis. Os campeões avançam à fase final, que será disputada em Cavalcante, no Nordeste goiano.

Ao todo, são 39 equipes inscritas para disputar a competição, sendo sete femininas e 32 masculinas, representando 32 comunidades de 26 municípios. São mais de 800 atletas e um total de mais de 2 mil pessoas envolvidas na competição.

Leia também: Bolsa Atleta em Anápolis terá 300 oportunidades; inscrições começam nesta quinta, 2

“Sempre digo que nosso papel é fomentar o esporte em todos os seus aspectos e ambientes, das grandes cidades aos municípios de pequeno porte, e agora também estamos olhando para as comunidades quilombolas, população que historicamente esteve à margem das políticas públicas no esporte”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer (Seel), Henderson Rodrigues. “A Copa Quilombola será um grande marco para a integração por meio do esporte nas nossas comunidades tradicionais”, disse.

Superintendente de Paradesporto e Fomento Esportivo da Seel, Roberta Wendorf, avalia a Copa Quilombola como marco esportivo e cultural para Goiás. “As comunidades quilombolas do nosso Estado têm uma bagagem cultural e histórica muito rica. A Copa Quilombola não vai ser apenas um evento esportivo, mas também uma oportunidade de integrar e promover a cultura dos nossos povos tradicionais, valorizando uma página fundamental da nossa história”, enfatizou a superintendente.

A Copa Quilombola é um evento da Superintendência do Paradesporto e Fomento Esportivo, fomentado pelo Fundo de Proteção Social (Fundo Protege), em ação do Goiás Social, projeto do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), do Governo de Goiás. A competição é realizada em parceria com os municípios.

*Com informações da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel)

Leia mais: