A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Dia Mundial do Meio Ambiente em 5 de junho no ano de 1972, durante a 27ª sessão de sua Assembleia Geral anual. A data é para a humanidade refletir sobre a importância da proteção e preservação do planeta.

Apesar de não ter feriados nacionais, o mês de junho conta com importantes datas culturais para o país. Dia 12 de junho é dia dos namorados, data amplamente celebrada pelo comércio. E ela ocorre na véspera do Dia de Santo Antônio, 13 de junho.

O “santo casamenteiro” é um dos “santos juninos” que são destaques em todo  o país. O maior foco é para São João (dia 24), mas temos ainda São Pedro e São Paulo (dia 29 de junho).  São João é a origem das festas juninas, uma das festas culturais mais importantes do Brasil, com comidas típicas, fogueiras, folias e danças específicas para a época, as quadrilhas.

Outono e inverno

O dia 18 de junho é o Dia do Orgulho Autista e o dia 28 é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. O mês também marca a transição do outono para o inverno, com o Solstício de Inverno no Hemisfério Sul (e Solstício de Verão no Hemisfério Norte), às 17h51, do dia 21 de junho.

Hoje é 1° de junho e a data marca em 2024 o feriado prolongado de Corpus Christi, que normalmente cai em junho, mas este ano chegou em 30 de maio. Com isso, o próximo feriado nacional será apenas em 7 de setembro, dia da Independência do Brasil.

*Com Agência Brasil

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia mais: