Neste fim de semana o Goianésia fará a sua estreia na Série D do Campeonato Brasileiro. A  equipe já participou da competição nacional em outras quatro oportunidades e nesse ano tentará um passar da fase de grupos, algo inédito na história do clube.

Poucos dias antes da paralisação do Goianão 2020, o Goianésia contratou o técnico Luan Carlos, o profissional comandou o time na décima rodada do estadual e foi mantido para a disputa da Série D.

O treinador iniciou a carreira aos 24 anos de idade e antes disso foi preparador físico. Hoje, com 28 anos, Luan ainda é considerado muito jovem para a profissão, mas tem passagens por clubes cearenses e outros dois clubes goiano, o Grêmio Anápolis (2017) e o Novo Horizonte de Ipameri (2017/18). Em entrevista ao Sistema Sagres, Luan comentou sobre o fato de comandar alguns atletas mais experientes do que ele.

“A convivência com jogadores com mais idade e com mais experiência no futebol do que eu, está sendo muito interessante. Porque normalmente as pessoas acham que eu não vou conquistar o respeito, que não vou conseguir gerir o grupo. Muito pelo contrário, eu aprendi que para a gente ter o controle do grupo, é preciso antes de tudo respeitá-los,  porque o respeito é uma via de mão dupla. Esse é o grande segredo, ter firmeza e mostrar que tem conhecimento naquilo que você está propondo”, afirmou.

Luan ainda fez uma revelação. “Até confesso que prefiro trabalhar com jogadores mais velhos, porque eu vejo que eles tem um anseio de apreender, de fazer algo diferente. Então as vezes eu até me dou melhor com atletas mais velhos do que com atletas mais velhos. Na maioria dos clubes que eu trabalhei e pude ajudar na montagem do elenco, eu trouxe jogadores com uma vivência e uma bagagem maior dentro do futebol”, ressaltou.

Elenco 

Para a disputa do campeonato nacional, o Goianésia reformulou o elenco, Luan Carlos comentou um pouco sobre os atletas que defenderam clube na Série D do Brasileirão.

“Alguns jogadores já tiveram outras passagens pelo clube, outros estão chegando pela primeira vez para vestir a camisa do Goianésia. Foi muito difícil essa montagem do elenco, porque é um momento muito delicado para todos nós. Mas para a nossa grata surpresa conseguimos montar um time muito qualificado, apesar das dificuldades financeiras”, afirmou.

Série D do Brasileirão

O Azulão do Vale está no Grupo A5 da Série D, junto com Águia Negra-MS, Operário-MT, Real Noroeste-ES, União Rondonópolis-MT, Vitória-ES e os goianos, Aparecidense e Goiânia. O treinador  destacou que o objetivo inicial é se classificar para a próxima fase, mas ele crê que o time pode mais dentro da competição.

“Eu credito que a gente tem que pensar primeiro na classificação da primeira fase. Fizemos um levantamento de todos os grupos e o nosso grupo é um dos mais disputados, talvez não seja o mais forte a nível técnico, mas é o mais forte a nível de comparação das equipes. São times muito parecidos tecnicamente e dentro dos seus orçamentos”.

“Vejo que o nível de disputa será muito equilibrado. Pensamos primeiro em passar para a próxima fase, é um feito que o Goianésia ainda não alcançou na sua história, então é um desafio inicial para a gente. Após isso, vamos sim pensar no acesso, porque com o elenco que foi montado não dá para a gente pensar pequeno, mas focaremos jogo a jogo para  construir essa possibilidade de acesso”, concluiu.

Estreia 

O Goianésia estreia neste sábado (19), contra o Vitória-ES, às 18h, em casa, no Estádio Valdeir Oliveira. Para essa partida, Luan Carlos não poderá contra com o zagueiro e capitão Márcio Luiz, o jogador testou positivo para a Covid-19 e permanecerá em isolamento social.

Luan Carlos destacou as qualidades do adversário. “O Vitória é uma equipe muito qualificada, está a um ano e meio com o seu treinador e manteve praticamente todo o elenco que disputou o campeonato estadual. Inclusive vinha liderando o campeonato, foi campeão do ano anterior, acho que hoje é a referencia do futebol do Espírito Santo”.

Apesar dos elogios, o treinador demonstrou confiança no seu elenco. “Respeitamos muito o nosso adversário, mas como eu sempre digo, eles tem suas qualidades, tem suas forças, mas nós também temos. Sabemos da nossa qualidade, se vai ser difícil para nós, vai ser muito difícil para eles também”, finalizou.

Saiba+ Futebol Goiano
Assista a íntegra da entrevista com o técnico Luan Carlos, realizada por Charlie Pereira