Se existem jogos diferentes, especiais para os jogadores e para os torcedores, Goiás e Fluminense, nesta quarta-feira, às 19h30, no Serra Dourada, é um deles. De um lado, o atual campeão brasileiro, com o melhor atacante do Brasil e a vantagem de jogar pelo empate, e do outro, um time em ascensão, querendo se reafirmar de vez no cenário nacional. No meio disso tudo, a promessa de um espetáculo esmeraldino na arquibancada do Serra Dourada.

Esses atrativos já seriam suficientes para atrair qualquer espectador, mas o duelo entre tricolores e esmeraldinos tem mais. No primeiro jogo, o Flu venceu por 1 a 0 e se marcar gol no Serra, tem a vaga muito bem encaminhada. O Goiás, em compensação, tem o cuidado redobrado com a defesa, mas precisa fazer gols para se classificar. Enderson Moreira quer um time inteligente dentro de campo.

É evidente que nós temos que buscar o gol, mas também ter atenção para não sofrer nenhum, diante de uma equipe que tem muita qualidade para definição, tem o Fred, o melhor definidor do Brasil hoje, o Sóbis, Felipe, Wagner. Precisamos buscar esse gol sem dar chance para que eles possam ter essas finalizações. Com o Welinton, a gente tem uma válvula de escape e num campo como o Serra, acho que é importante”

Só uma dúvida paira na cabeça do treinador alviverde: quem fará dupla de ataque com Walter? Welinton Júnior é a peça mais provável para montar essa engrenagem esmeraldina, mas Ramon corre por fora, o que faria Hugo jogar um pouco mais adiantado. Um dos grandes nomes dessa decisão pode ser o goleiro Renan, que promete fechar o gol e se for acionado, crescer na decisão por pênaltis, caso o Goiás vença por 1 a 0.

Eu acho que o grande jogador sempre quer participar de grandes decisões, de grandes jogos, e estou feliz de fazer parte disso. O segredo é sempre estar trabalhando e se sentir preparado para isso, a gente vem trabalhando forte e sério desde o inicio do ano. Onde eu passei pude ter conquistas e participar de grupos vitoriosos, como esse do Goiás, e espero que nesse jogo seja mais um desses momentos”

No adversário, o Fluminense desembarcou em Goiânia recebido por alguns torcedores tricolores, que também compareceram em bom número ao CCT do Dragão, onde o time carioca realizou o último treino, na tarde de terça-feira. O técnico Vanderlei Luxemburgo tem o retorno da dupla de ataque titular, formada por Rafael Sóbis e Fred, mas não terá o volante Jean, machucado, que cede lugar à William. A dúvida fica por conta de quem vai armar as jogadas: Felipe e Wagner disputam a posição, com o jovem Eduardo correndo por fora.

Retrospecto

O Goiás tem desvantagem na história dos confrontos diante do Fluminense. Em 47 jogos até aqui, foram 15 vitórias do time esmeraldino e 18 da equipe carioca, além de 14 empates. Ao todo, o Goiás marcou 72 gols e levou 67. Mas, quando o jogo é no Serra Dourada, aparece a grande arma esmeraldina. O Goiás tem ampla vantagem em relação ao Fluminense jogando em casa: em 25 jogos, foram 12 vitórias alviverdes, seis tricolores, e sete empates. Com o apoio da sua torcida, o time goiano anotou 50 gols e a equipe carioca 32.

FICHA TÉCNICA
GOIÁS-GO X FLUMINENSE-RJ

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 28 de agosto de 2013, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP)

GOIÁS: Renan, Vítor, Ernando, Rodrigo e William Matheus; David, Dudu Cearense, Renan Oliveira e Hugo; Welinton Júnior e Walter.
Técnico: Enderson Moreira

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Gum, Anderson e Edinho; Igor Julião, Willian, Diguinho, Felipe (Wagner) e Carlinhos; Rafael Sobis e Fred.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo