Nesta sábado (27) o Goiás Esporte Clube recebe o Atlético Goianiense no estádio Hailé Pinheiro, em partida válida pela 24° rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Após a vitória sobre o Atlético-MG no último sábado (20), o elenco esmeraldino se reapresenta na tarde desta segunda-feira (22) para dar início a preparação para o clássico.

Leia mais: Jair Ventura celebra vitória do Goiás e exalta elenco: “Eu não estaria aqui se eles não estivessem comigo” 

Com a semana cheia para trabalhar, o técnico Jair Ventura conta com o retorno do lateral esquerdo Sávio, que cumpriu suspensão na partida contra o Galo. Em relação a desfalques, o atacante Pedro Junqueira se recupera de um desconforto muscular na coxa direita e é dúvida para o jogo de sábado (27).

Dessa forma, o treinador esmeraldino tem todos os titulares à sua disposição, inclusive, o meia Marquinhos Gabriel, que ainda não fez sua estreia com a camisa esmeraldina. Entre os reforços, o único que continua indisponível, é o volante Jhonny Lucas.

O jogador está inscrito no Campeonato Brasileiro, porém, existe uma pendência burocrática com a documentação da Bélgica. O Goiás aguarda a liberação junto ao departamento jurídico da CBF para que o jogador seja regularizado no BID. 

>>Assista os melhores momentos de Atlético-MG 0x1 Goiás na Sagres TV

Rivalidade na temporada 2022 

O confronto contra o Dragão será o sexto clássico da temporada, o terceiro sob o comando de Jair Ventura. No primeiro turno do Brasileirão o Goiás venceu por 1×0 no Antônio Accioly, e na Copa do Brasil, empatou por 0x0 fora de casa e na Serrinha foi derrotado por 3×0

No entanto, em entrevista coletiva após o triunfo sobre o Atlético-MG, o comandante esmeraldino ressaltou que o clássico de sábado não se trata de uma revanche.

“Falei com meus atletas agora, posso ter uma série de defeitos, mas sou um cara do bem e em uma pessoa assim não cabe vingança. É um sentimento péssimo, para quem tem maldade no coração, aqui não trabalhamos com vingança. É um clássico, sabemos da importância, mas o que passou, não vai mudar. Será mais um grande adversário, como o Atlético-MG e todos os três pontos são importantes para o Goiás dentro da competição”, finalizou.

Rebaixamento

De acordo com estudos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – especialista em probabilidades de futebol, na 11º colocação na tabela, com 29 pontos, o Goiás tem apenas 9,7% de risco de rebaixamento. Em 23 jogos, a equipe de Jair Ventura conquistou sete vitórias, oito empates e oito derrotas.

Copa Sul-Americana e Libertadores da América

O principal objetivo do esmeraldino é a permanência na Série A do Brasileirão, mas a boa campanha na competição pode lhe render a classificação para uma competição internacional. 

Segundo as análises da UFMG, a probabilidade do time goiano se classificar para a Copa Sul-Americana é de 32,6%. Em relação a Libertadores da América, a chance de classificação é de 1,6%.