Depois de reunião com secretários de saúde, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), gravaram vídeo para conscientizar população da gravidade da segunda onda da covid e sobre alta transmissibilidade do vírus. “Pedimos à todos que se conscientizem da gravidade do quadro da covid-19 nessa segunda onda, está vindo com a capacidade de transmissibilidade muito maior do que a primeira onda”, disse Caiado.

De acordo com o painel de distribuição de leitos nos hospitais sob gestão do Estado de Goiás, a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 87.83%, e a taxa de ocupação de leitos de enfermaria em 58.82%. Caiado ressaltou ainda que desde o início da pandemia da covid-19, o Estado triplicou o número de leitos para atender a população, mas destacou que não é “simplesmente” abrir leitos, é preciso de equipes experientes para atender os pacientes acometidos pela doença.

“Aquelas pessoas que acham que é simplesmente abrir leitos, estão enganadas. Nós já abrimos, todos municípios estão abraçados na mesma causa, mas não se produz equipe de médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas de um dia para a noite, com experiência para poder combater a covid nos pacientes acometidos. Por isso nós pedimos à todos, tenham consciência”.

Por fim, Caiado alertou que a responsabilidade não é apenas dos gestores, mas sim de toda população. “Isso não é uma ação única do governador do Estado, dos prefeitos e muito menos das autoridades dos outros poderes, isto é responsabilidade de todos os 7,2 milhões goianos. Esse é o pedido que faço, tentando sensibilizar em um momento em que a taxa de ocupação de Goiás, já se aproxima de 90% dos leitos”, completou.