Nesta quarta-feira (19), o estádio Hailé Pinheiro enfim receberá seu primeiro jogo da Série A do Campeonato Brasileiro. A estreia, que originalmente deveria ter ocorrido na partida entre Goiás e São Paulo, válida pela 1ª rodada e que foi adiada, tem a equipe anfitriã desta vez contra o Fortaleza, já pela 4ª rodada da primeira divisão nacional. Em disputa, um lugar fora da zona de rebaixamento para a dupla, que ainda não venceu no torneio.

Leia também – Retrospecto: derrotado duas vezes em 2019, Goiás tem grande desvantagem contra o Fortaleza

Goiás

A grande novidade para o treinador Ney Franco é a liberação de 12 jogadores que ficaram afastados das duas primeiras partidas do time no Brasileirão por conta de infecções do novo coronavírus. Todos já estão recuperados da covid-19 e liberados nesse sentido para o jogo desta noite. Por outro lado, dois têm outros problemas para contornarem e estarem à disposição contra o Fortaleza.

Se Tadeu, David Duarte, Lucas Cavalcante, Iago Mendonça, Jefferson, Sandro, Ratinho, Keko Villalva, Mike e Kevin Quevedo cumpriram o período de isolamento exigido, Caju e Gilberto Júnior foram liberados pelo departamento médico após lesões e voltaram a treinar com o grupo. Já recuperado da covid-19, Lucão, no entanto, sofreu uma lesão muscular no final de semana e sua presença não está confirmada.

Rafael Moura, também já curado, precisou usar um medicamento que contém uma substância proibida e que pode ser identificada no exame antidoping. Porém, segundo informações do repórter André Rodrigues, a diretoria esmeraldina está otimista em contar com o atacante. Os desfalques confirmados são quatro: além dos dois novos positivos, um terceiro ainda está em quarentena e Henrique Almeida segue em recuperação.

No time titular, Tadeu retoma sua posição e a dupla Fábio Sanches e Rafael Vaz está garantida, com Juan Pintado e Jefferson cotados nas laterais. Elogiado contra o Palmeiras, Luiz Gustavo abriu uma nova opção para Ney Franco, que usou um sistema com três zagueiros no Allianz Parque, mas a expectativa é que Sandro retorne ao lado de Breno e Daniel Bessa. No ataque, Victor Andrade é a única certeza e pode contar com os retornos de Keko Villalva e Rafael Moura, com Douglas Baggio e Marcinho como alternativas.

Fortaleza

Depois de emendar cinco vitórias seguidas entre o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste em julho, o Fortaleza não voltou a vencer desde a derrota para o Ceará na semifinal do torneio regional. No Brasileirão, o ‘Tricolor de Aço’ foi derrotado pelo Athletico Paranaense em pleno Castelão, por 2 a 0, e pelo São Paulo, no Morumbi, por 1 a 0. Contra o Botafogo, na última rodada, empate sem gols em casa.

A falta de gols, inclusive, é a principal preocupação para Rogério Ceni, que participou diretamente das últimas sessões de treino para melhorar a criação e a finalização de jogadas da sua equipe, que ainda não marcou nenhuma vez nesta Série A. A boa notícia para o treinador é que não há nenhum desfalque por problema físico ou suspensão.

Dessa forma, a expectativa é que o time utilizado desde o início contra o Botafogo seja mantido, porém há uma dúvida entre Wellington Paulista e Edson Cariús, este último titular no Castelão. Em suporte ao centroavante, o Fortaleza conta com outros três atacantes na sua formação, com o trio formado por David, Romarinho e Osvaldo.

Campeonato Brasileiro da Série A – 4ª rodada

19 de agosto de 2020 (quarta-feira)
Flamengo x Grêmio – 19h15 – Maracanã, Rio de Janeiro-RJ
Red Bull Bragantino x Fluminense – 19h15 – Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista-SP
Athletico Paranaense x Palmeiras – 19h30 – Arena da Baixada, Curitiba-PR
Internacional x Atlético Goianiense – 20h30 – Beira-Rio, Porto Alegre-RS
Botafogo x Atlético Mineiro – 21h30 – Nilton Santos, Rio de Janeiro-RJ
Corinthians x Coritiba – 21h30 – Arena Corinthians, São Paulo-SP

20 de agosto de 2020 (quinta-feira)
Sport x Santos – 19h15 – Ilha do Retiro, Recife-PE
São Paulo x Bahia – 20h – Morumbi, São Paulo-SP
Ceará x Vasco da Gama – 20h – Castelão, Fortaleza-CE

Ficha técnica: Goiás x Fortaleza

Data e horário: 19 de agosto de 2020 (quarta-feira), às 20h30
Local: estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia-GO

Arbitragem

Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES)
Assistentes: Fabiano Ramires (ES) e Katiuscia Mendonça (ES)
Quarto árbitro: Osimar Moreira (GO)
Árbitro de vídeo: Igor Benevenuto (MG)

Prováveis formações

Goiás: Tadeu; Juan Pintado, Fábio Sanches, Rafael Vaz e Jefferson; Sandro, Breno e Daniel Bessa; Victor Andrade, Rafael Moura (Douglas Baggio) e Keko Villalva. Treinador: Ney Franco

Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias, Juan Quintero, Paulão e Carlinhos; Felipe e Juninho; David, Romarinho e Osvaldo; Wellington Paulista (Edson Cariús). Treinador: Rogério Ceni