O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), foi reeleito em primeiro turno, neste domingo (15), com 95,81% dos votos válidos. Com 100% das urnas apuradas, ele teve 197.491 mil votos. Márcia Caldas (Avante) teve 6.235 votos, ou seja, 3,02%. Bruno Felipe (PSOL), obteve 1,16%, que corresponde a 2.395 votos.

Gustavo Mendanha contou com 21 partidos em sua megacoligação, e governará Aparecida pelos próximos quatro anos, no período de 2021 a 2024. Em 2016, quando concorreu como candidato de continuidade de Maguito Vilela, ele obteve o apoio de 59,99% dos eleitores.

Acompanhe em tempo real a Apuração em Goiás

Em entrevista coletiva, o prefeito Gustavo Mendanha afirmou com a reeleição “aumenta a responsabilidade em fazer um grande trabalho com a população”. Mendanha disse comemora a vitória eleitoral, porém está “mais ansioso” com o momento em que o candidato à Prefeitura de Goiânia, Maguito Vilela, vive em relação à saúde. “Claro que comemoro essa vitória, mas hoje vai ser o dia também de parar um pouco no final da noite e pedir a Deus que o Maguito tenha a saúde reestabelecida”, ressaltou.

Mendanha reafirmou que vai buscar parcerias com os governos federal e estadual, e vai continuar praticando uma política moderna e propositiva. “Vamos buscar aliançar ainda mais Aparecida com aqueles que queiram ajudar nossa cidade. Eu sei que no momento eleitoral os ânimos se acirram, agora está na hora de abaixar a poeira, voltar a ter diálogo, pensando na cidade e no cidadão de Aparecida”, ressaltou.

Crédito: Claudivino Antunes

Mais votado

Aparecida de Goiânia tem mais de 308 mil eleitores, sendo o 2º colégio eleitoral do estado. Gustavo Mendanha é o prefeito mais votado em Goiás, e entra para o grupo dos prefeitos mais votados do Brasil, proporcionalmente, considerando as 95 cidades com mais de 200 mil eleitores, onde se enquadra Aparecida.

Questionado sobre a marca histórica, o político considerou que não estava buscando nenhum recorde. “Quando as pesquisas começaram a mostrar que a gente poderia chegar a 95% dos votos, isso me deixou extremamente feliz. Parece que a gente quebrou dois recordes, havia um recorde na cidade de Itumbiara, cidade com menos de 100 mil eleitores com 92% dos votos e Gomide que teve 89% dos votos. Se de fato isso se consolidar, parece que é uma das maiores votações da história do pais em relação a um pleito municipal”, disse.

Para ele, o sentimento é de dever cumprido. “Estou finalizando o primeiro mandato, fico feliz com o resultado das urnas, feliz com o sentimento que a população tem, não só por mim, mas com minha equipe, com todos nós que construímos essa cidade que temos hoje. Claro, já preparando o próximo governo, algumas alterações que nós faremos e principalmente pensando na cidade do futuro”.

Histórico

Gustavo Mendanha

Gustavo Mendanha, prefeito eleito em Aparecida de Goiânia-GO pelo MDB na coligação APARECIDA COM CERTEZA, é natural de Goiânia, nasceu em 07 outubro de 1982 e tem 38 anos de idade. Formado em educação física, se rendeu à política desde cedo, inspirado pelo pai, Léo Mendanha, que já foi deputado estadual por dois mandatos.

Gustavo Mendanha assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer de Aparecida de Goiânia no mandato de Maguito Vilela. Aos 33 anos, Gustavo Mendanha foi eleito o mais jovem prefeito da história de Aparecida de Goiânia.

O ex-prefeito de Aparecida e candidato à Prefeitura de Goiânia, Maguito Vilela, e o ex-deputado federal Daniel Vilela, são seus principais padrinhos políticos. Entre as principais bandeiras de campanha estão as áreas de saúde, educação e segurança no município.

Vilmar Mariano

Vilmar Mariano da Silva, popularmente conhecido como Vilmarzinho, nasceu em 17 de dezembro de 1966, em Aragoiânia-GO. Aos 9 anos mudou-se para a área rural do antigo Acampamento Boa Esperança, em Aparecida de Goiânia, onde posteriormente foi fundado o Jardim Alto Paraíso.

No ano de 1998, iniciou na política como vice-presidente da Associação de Moradores do Jardim Alto Paraíso. Atuou também como assessor parlamentar do ex-vereador e ex-prefeito José Macedo. Vilmar Mariano foi eleito vereador por três mandatos consecutivos no pleito entre 2001 e 2012.

De 2013 a 2016 fez parte da equipe do então prefeito Maguito Vilela como secretário de Esporte, Lazer e Juventude. Em 2016 foi eleito para o quarto mandato de vereador e indicado para presidente da Câmara Municipal. Em 2018 foi reeleito para a presidência da Casa