Imagem: Divulgação Sintfesp-Go/To

Lideranças de entidades sindicais e populares de Goiás, com apoio de centrais sindicais e entidades nacionais do movimento estudantil, realizam nesta sexta-feira, 24 de janeiro, às 9 horas da manhã, na Praça do Bandeirante, ato em comemoração ao Dia Nacional de Luta do Aposentado e em Defesa da Previdência Social Pública. A data marca também a comemoração do Dia do Aposentado e do aniversário de 97 anos da Previdência Social no Brasil.

A programação inclui apresentação do ator Ângelo Lima com o ventríloquo do boneco “Fernandinho”. Haverá ainda a distribuição de 1.000 pedaços de bolo para a população. “O dia é de luta e de comemoração” é uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social de Goiás e Tocantins – Sintfesp-Go/To, em parceria com as seguintes organizações civis e instituições: Centro Popular da Mulher, CRESS Goiás – Conselho Regional de Serviço Social, CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Central Única dos Trabalhadores –Goiás, Força Sindical, SindMetal-GO, Sindsaúde-GO, Sindicato dos Professores do Estado de Goiás – Sinpro Goiás, Sintego, SINT-IFESgo, UEE-GO, UJS e UNE – União Nacional dos Estudantes, entre outras entidades sindicais, democráticas e populares.

DATA 

Comemorado em 24 de janeiro, o Dia Nacional dos Aposentados foi instituído pela lei 6.926 de 1981, de autoria do ex-deputado federal Benedito Marcílio (1978-1983) e ex-presidente da COBAP – Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (2005-2008). A data foi escolhida para lembrar a histórica aprovação da Lei Eloy Chaves que em 24 de janeiro de 1923 criou a Caixa de Aposentadoria e Pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, dando origem à Previdência Social.