Titular absoluto da zaga do Atlético Clube Goianiense nos dois últimos anos, o zagueiro Éder não segue no clube. Depois de uma negociação que se arrastou por vários dias, a informação é que o jogador acertou com o América Mineiro.

Aos 26 anos, Éder atuou em 97 jogos pelo Dragão e marcou dois gols. Participou da conquista do Campeonato goiano 2020 e das duas boas campanhas no Brasileirão que garantiram o Atlético na Copa Sul-Americana. Qual o significado da saída do zagueiro do elenco atleticano para a temporada 2022? Os comentaristas da Sagres opinam.

André Isac

“O É der é uma perda e tanto para o Atlético. 97 jogos em duas temporadas, nunca foi expulso, sempre foi titular, só foi substituído em apenas quatro partidas, ou seja, em 93 jogos ele jogou 90 minutos. Vai ser muito difícil, mas não impossível, encontrar um outro zagueiro como o Éder. Perde-lo é normal dentro do mercado do futebol, pois não tinha um contrato longo com o Atlético, se destacou, recebeu propostas e foi embora. Esperava que fosse para um time maior que o América Mineiro, mas tudo bem, cada um sabe o que faz. O Atlético começa a temporada desfalcado na zaga, mas o Oliveira pode ocupar esse posto de liderança no Atlético”.

Cléber Ferreira

“A saída do Éder do Atlético deixa uma lacuna difícil de ser preenchida. É um dos melhores zagueiros do futebol brasileiro e o Atlético vai ter dificuldade para encontrar outro jogador do nível do Éder. Vai ter que procurar muito no mercado e ter a sorte que teve com o Éder. Ele tinha o direito de sair es escolher a melhor proposta financeira pra ele e foi o que fez. Além do mais, o Adson é especialista em dar a volta por cima, provavelmente já tem outros jogadores avaliados para trazer e devemos esperar pra ver”.

Evandro Gomes

“Qualquer equipe que perde um jogador titular da qualidade do Éder, vai sentir. É como se o Palmeiras perdesse o Gustavo Gomes, seu zagueiro e capitão. O Éder foi titular do Atlético durante duas temporadas e jamais comprometeu em qualquer que fosse o jogo. Nunca jogou mal na equipe do Atlético. É natural que o time sinta, pois além do Éder, também está perdendo outros jogadores ali no sistema defensivo, então o Atlético vai ter problemas para arrumar em campo com a qualidade do Éder que está saindo. É ruim para o Atlético, talvez seja melhor financeiramente para o jogador”.