Na última semana, cerca de 35 mil profissionais em educação, – representantes tanto do setor público, quanto do setor privado -, estiveram em São Paulo para a 29ª edição da Bett Educar Brasil. O evento é um dos maiores espaços de debate da América Latina sobre educação, inovação e tecnologia aplicados ao ensino-aprendizagem.

Sistemas Bilíngues, plataformas para auxiliar as rotinas da gestão e do professor, materiais didáticos multimídia, diversas propostas de preocupação com a inteligência emocional e como não poderia deixar de faltar: a desejada e/ou temida Inteligência Artificial.

Um dos pontos que me chamou a atenção foi a quantidade de sistemas de ensino bilíngue à disposição das redes privadas e públicas do Brasil. São diversas metodologias multimídia que manifestam o desejo de romper uma lógica assustadora: cerca de 1% dos brasileiros tem fluência em um segundo idioma. E aqui estamos falando principalmente de inglês e espanhol.

“O streaming está em todo lugar e, por meio de séries, master classes, atividades de entretenimento e conteúdo ao vivo proporcionará uma experiência completa de edutainment a milhões de crianças e adolescentes brasileiros. O nosso próximo passo, será levar essa solução para âmbito internacional”, afirma o CEO e fundador da International School, Ulisses Cardinot. “Será um grande salto no processo de imersão e inclusão do inglês como segunda língua no país”, conclui.

O aprendizado de um segundo idioma é consequência do entendimento da forma de pensar, agir, reagir, comunicar e a trajetória histórica de um povo. Conhecemos costumes, cultura e história ao dominar um novo idioma.

“É um processo que leva em conta o multiletramento e o multiculturalismo, atendendo ao regramento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da língua franca, a língua de comunicação. Além disso, possui a filosofia de ensinamento do nosso sistema de ensino, que visa abranger a ampla gama de diversidade da língua, seja ela qual for”, explica a diretora de Negócios da Edebê, Tatiana Kelly Lima.

Leia Mais | Lyceu formou prefeitos e foi referência intelectual

Um dos espaços mais tradicionais de Goiânia seguirá esta tendência. O colégio Lyceu de Goiânia – atualmente definido como Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) – está em reforma desde outubro de 2023. A conclusão da obra está prevista para o primeiro semestre de 2025.

Assim que terminar a reforma essa escola vai ofertar o ensino de língua portuguesa e francesa. Fiz uma parceria com a embaixada da França e estamos trabalhando juntos na construção do projeto. O consulado francês já se comprometeu em colocar toda a equipe dele, inclusive para que os alunos que se destacarem aqui ao concluir o ensino médio possam ir para a França fazer imersão na língua francesa. Depois de tantos anos, esse colégio voltará às suas origens, que é o Lyceu, um colégio francês”, afirmou a secretária de Educação, Fátima Gaviolli.

Uma das novidades da edição 2024 foi o espaço exclusivo para Educação Pública. Palestras abertas e gratuitas debateram metodologias, estratégias e desafios das redes municipais e estaduais.

[COP À COP]

– NUTRIÇÃO. Especialistas em educação em Barcelona retomaram o debate neste mês de abril sobre a importância de incluir a formação sobre nutrição já nos primeiros anos da educação básica. A retomada se organiza estruturada nos argumentos de proteção da saúde das crianças e do planeta. O movimento europeu ocorre ao mesmo tempo em que no Brasil se debate a segurança alimentar com a divulgação de pesquisa com base nos dados do IBGE e PNAD.

– AQUECIMENTO vs ECONOMIA. Estudo espanhol divulgado neste mês concluiu que a economia espanhola será bastante afetada pelas consequências das crises climáticas e aquecimento global. A renda per capita no país, em 2049, será 20% menor devido aos impactos climáticos.

– PROTOCOLO DE DADOS. Os dados representam o petróleo do presente e do futuro. As relações em ambiente digital deixam rastros que valem ouro para o desenvolvimento de negócios, produtos e estratégias de consumo para os seres humanos. O Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) anunciou novas regras de protocolo em decorrência do vazamento de dados. A partir de agora, as empresas têm até 3 dias para comunicar às autoridades sobre o vazamento de dados.

– EMBAIXADOR COP 30. O DJ goiano Alok foi anunciado como embaixador da COP 30, a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, que ocorrerá em Belém, no Pará, em 2025. A nova turnê será iniciada em novembro deste ano na capital paraense.