O Sistema Sagres transmitiu, nesta sexta-feira (18), o documentário de curta-metragem “As águas que brotam do cerrado”. O filme nos conta como a natureza utiliza seus mecanismos e ferramentas naturais de maneira perfeita e premeditada para fazer com que as águas de seus aquíferos subterrâneos sejam distribuídas para as grandes bacias hidrográficas de todo o país e da América Latina.

O curta foi produzido pela Angico Imagens, com direção de Eliane de Castro e Gisela Maria, com realização do Instituto Altair Sales e texto do professor Altair Sales. O Sagres em Tom Maior desta sexta recebeu o vice-presidente do instituto, José Aluísio Ferreira Lima, para contar um pouco mais sobre essa obra.

“Esse documentário surgiu de um texto de um artigo anterior do Altair Sales. O documentário busca trazer um tipo de conhecimento que não é usual nas escolas e na academia no Brasil, principalmente no cerrado. Então, essa é a intenção. Pouco se fala sobre os aquíferos e o papel deles na manutenção das grandes bacias hidrográficas. Os três grandes aquíferos do cerrado, o Guarani, o Bambuí e o Urucuia são pouco estudados e conhecidos”, explicou.

Assista à entrevista completa: