Na próxima terça-feira (1º), às 21h30, o Goiás inicia a sua trajetória na Copa do Brasil. Eliminados na primeira fase da competição em 2021, os esmeraldinos esperam um destino diferente diante do Sousa no estádio Antônio Mariz, o Marizão, que tem capacidade para abrigar pouco mais de 5 mil espectadores.

Leia também

No coração do sertão nordestino, a cidade de Sousa está no interior da Paraíba, a cerca de 430 quilômetros a oeste da capital João Pessoa, com uma população de 70 mil habitantes. O município abriga a unidade de conservação Vale dos Dinossauros, que possui a maior incidência de pegadas de dinossauros na América do Sul.

O mascote do clube, inclusive, é um dinossauro, que também está em destaque no escudo. Fundado em 1991, o Sousa é bicampeão paraibano, títulos conquistados em 1994 e 2009, e disputará a Copa do Brasil pela quinta vez. Nas outras oportunidades, acabou eliminado na fase inicial do torneio por Flamengo, Vitória, Vasco da Gama e Coritiba.

Vice-campeã estadual em 2021, a equipe foi quinta colocada na sua chave na última Série D do Campeonato Brasileiro. Nesta temporada, enfrentará os pernambucanos Afogados e Retrô, os potiguares América e Globo, os cearenses Crato e Icasa e o conterrâneo São Paulo Crystal no Grupo A3 da competição, prevista para iniciar em 17 de abril.

Em 2022, o time já realizou oito partidas, com três vitórias, dois empates e três derrotas. Na Copa do Nordeste, torneio que disputa apenas pela segunda vez, é o lanterna do Grupo B, com 7 pontos em seis rodadas. De toda forma, está invicto dentro dos seus domínios, inclusive com vitórias sobre CSA e Sampaio Corrêa, equipes da Série B.

No Campeonato Paraibano, jogou apenas duas vezes. Na terça-feira (22), disputou a sua última partida antes de enfrentar o Goiás, e empatou sem gols com o São Paulo Crystal. No jogo, o treinador Tardelly Abrante perdeu o goleiro Ricardo, que sofreu lesão muscular e deve ser desfalque para o confronto decisivo da Copa do Brasil.

Sem o experiente goleiro de 38 anos, no clube desde 2001, Júnior Conceição é o favorito a ser titular. Também estão indisponíveis o volante Romeu e os atacantes Rodrigo Poty e Piauí. Entre os destaques da equipe, estão o volante e capitão Daniel Costa, de 32 anos, e o meia-atacante Esquerdinha, 31, revelado no próprio Sousa.

Provável escalação: Júnior Conceição; Iranilson, Jeferson, Marcelo Duarte e Vinícius Paiva; Doda, Daniel Costa e Esquerdinha; Juninho, Arthur e André Vitor. Treinador: Tardelly Abrante.